× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

Jovens concretizam sonho de um futuro melhor por meio do trabalho

Projeto apoiado pelo Instituto VIVA CIDADANIA prepara jovens e adolescentes em situação de risco social para o mercado de trabalho


Em 10.12.2019 às 12:51 Compartilhe:

Dar um futuro melhor a jovens por meio do crescimento profissional. Esse é o objetivo do projeto “Formação Profissional e Cidadã”, apoiado pelo Instituto VIVA CIDADANIA, que promoveu a formatura de 117 alunos em cursos profissionalizantes de artesanato, padaria, caldeiraria, serralheria, elétrica e inclusão digital.

A formatura aconteceu na última sexta-feira (06/12) em Sapucaia do Sul (RS) em um clima de emoção e felicidade para mais de 450 pessoas entre familiares e a comunidade.

A cerimônia contou com a participação da governança do IVC, Douglas Scortegagna (presidente), Reinaldo Fujimoto (diretor de recursos) e Celson Matte (presidente do Conselho Deliberativo).

Os alunos recém-formados possuem idades entre 14 e 18 anos e são de famílias de baixa renda do munícipio de Sapucaia do Sul. Com a finalização dos cursos, eles serão encaminhados para o mercado de trabalho em busca da realização do sonho de terem uma profissão.

Desde 1996, o projeto Formação Profissional e Cidadã, conduzido pelo Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul, já formou mais de 3 mil alunos. Para a responsável pelo Comitê, Nara Clebia, o projeto possibilita “mudar a realidade desses jovens, permitindo a inserção no mercado de trabalho, graças ao apoio do Instituto VIVA CIDADANIA e de outros importantes parceiros que abraçaram a causa”, destacou Nara.

Para presidente do IVC, Douglas Scortegagna, a qualificação que esses jovens recebem pode ser um verdadeiro divisor de águas. “O Comitê de Sapucaia desenvolve há anos esse importante trabalho social que para muitos jovens poderá ser a grande virada nas suas vidas a partir desse momento”, destacou.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo presidente do Conselho Deliberativo do IVC, Celson Matte. “As repetidas formaturas do Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul, que a cada ano formam mais de 100 jovens, oriundos de situações de vulnerabilidade social, constituem-se em provas evidentes que o Projeto, apoiado pelo IVC, é exitoso em todos os seus objetivos. Sinto orgulho pelo IVC participar desse Projeto. Como cidadão, sinto-me honrado e agradecido pela Vida”, destacou.

Para o diretor de Recursos do IVC, Reinaldo Fujimoto, uma nova etapa se inicia na vida desses jovens. “Essa formatura representa novas oportunidades e novas perspectivas na vida desses jovens e adolescentes. Ficamos muito felizes de poder apoiar uma iniciativa tão importante como essa do Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul”, finalizou.

Veja mais na galeria

1 de 6
Fonte: Agência ANABB