× Modal
< Voltar


ANABB

9 de novembro: Dia mundial de combate a Corrupção

Assista aos vídeos produzidos pelo OSB que apontam os males causados pela corrupção


Em 10.12.2019 às 12:27 Compartilhe:

O dia 9 de dezembro foi instituído mundialmente como o Dia Internacional contra a Corrupção. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca do que é corrupção, quais as consequências desse crime, bem como envolver todos os cidadãos no seu combate, principalmente através de denúncias.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 9 de novembro de 2003, quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que entrou em vigor em 2005.

Para alertar a população do mal que a corrupção provoca o Observatório Social do Brasil (OSB), entidade parceira da ANABB, criou uma campanha e preparou uma playlist com vídeos que apontam de forma prática, o quanto a corrupção afeta os mais distintos setores e como a sociedade é prejudicada pelos desvios gerados por ela.

Confira os vídeos produzidos pelo OSB:

Vídeo 1
OSB - 1. O que mata mais que a pobreza, a miséria e desigualdade?


Vídeo 2
OSB - 2. A Saúde e a Corrupção


Vídeo 3
OSB - 3. Qual o maior vilão da educação no Brasil?


Vídeo 4
OSB - 4. Um dos maiores problemas para a Economia no Brasil




Vídeo 5
OSB - 5. Crimes e tragédias ambientais: o que está por trás disto?


Corrupção no Brasil
O Brasil atualmente ocupa o 105º lugar, com 35 pontos, no índice de Percepção da Corrupção (IPC), entre 180 países. Quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto. O IPC pontua e classifica os países com base no quão corrupto o setor público é percebido por executivos, investidores, acadêmicos e estudiosos da área da transparência. O índice analisa aspectos como propina, desvio de recursos públicos, burocracia excessiva, nepotismo e habilidade dos governos em conter a corrupção.

Fonte: Agência ANABB