× Modal
< Voltar


Não mexe no meu BB

Rodrigo Maia ratifica a importância do Banco do Brasil e da Campanha #nãomexenomeuBB

A carta do Presidente da Câmara dos Deputados foi lida durante Sessão Solene em homenagem à Campanha


Em 22.08.2019 às 17:37 Compartilhe:

Nesta quinta-feira (22/8), durante a Sessão Solene em homenagem à Campanha #nãomexenomeuBB e ao Banco do Brasil, o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, não esteve presente na cerimônia, mas encaminhou uma carta para a abertura da Sessão. Em sua fala, Rodrigo Maia enfatizou a importância do Banco do Brasil e parabenizou a ANABB pela promoção do movimento.

A carta do Presidente da Câmara foi lida pelo Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT/RS), que presidiu a Sessão Solene.

Veja na íntegra a carta do Presidente da Câmara:  

“Senhoras e senhores,

Sejam todos muito bem-vindos à Câmara dos Deputados. Em atenção a requerimento dos Deputados Pompeo de Mattos e Erika Kokay, realiza-se nesta manhã Sessão Solene em honra ao Banco do Brasil, por ocasião de campanha promovida pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco.

A importância do sistema bancário para a estabilidade e o crescimento da economia de qualquer país é matéria incontroversa. O Brasil, embora tenha um sistema bancário sólido, sofre de algumas doenças no setor, como a concentração, que reduz a competição, elevando juros e tarifas.

A função dos bancos público brasileiros no mercado de crédito constitui tema atual e complexo, que tem rendido debates sérios e muitas vezes profícuos entre economistas e gestores.

Nesta linha, seria oportuno trazer diferentes ângulos para esta discussão, que é incontornável quando se consideram os meios necessários para o aperfeiçoamento da ordem econômica brasileira.

Fundado em 1808 por Dom João VI, no ano mesmo de sua chegada às terras brasileiras, o Banco do Brasil é uma das nossas instituições mais antigas e das que mais conquistou a confiança da população, fruto de dois séculos de serviços prestados aos seus clientes e à Nação.

Empresa de economia mista, com 52% das ações de propriedade da União, o Banco está entre as maiores instituições financeiras do Brasil: é o maior gestor de recursos de terceiros, com 23% do mercado; tem a maior carteira de crédito, com 18% do mercado; e tem maior valor em depósito, com 19%.

Sua participação no crédito rural é particularmente relevante: O Banco do Brasil detém quase 60% deste segmento.

Para tratar de todas as áreas de atuação e atender a mais de 68 milhões de clientes, o Banco tem quase 5 mil agências e 97 mil funcionários, estando presente em 99,3% dos municípios brasileiros. Ademais, o Banco é hoje uma instituição global, com postos de atendimento localizados em 17 países.

Feitas estas breves considerações a título de introdução dos trabalhos, passo a palavra aos demais oradores, e cumprimento a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil por suscitar este debate, que, reitere-se, é central para o desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento das instituições financeiras. Muito obrigado.”

Fonte: Agência ANABB