× Modal
< Voltar


Não mexe no meu BB

Iniciativa lota Plenário da Câmara dos Deputados

Parlamentares e bancários que estiveram na Sessão Solene vestiram a camisa do movimento em defesa do Banco do Brasil


Em 22.08.2019 às 17:36 Compartilhe:

Cerca de 400 pessoas participaram nesta quinta-feira (22/8) de Sessão Solene, na Câmara dos Deputados, em defesa da campanha Não mexe no meu BB. Requerido pelo Deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS), funcionário de carreira do Banco do Brasil, e pela Deputada Erika Kokay (PT/DF), o evento mostrou que, além dos 15 milhões de apoiadores nas redes sociais, a Campanha tem grande repercussão no Congresso Nacional.

O Deputado Pompeo de Mattos iniciou presidindo a Sessão Solene. Participaram da composição inicial da mesa os parlamentares Erika Kokay e Christino Áureo (PP/RJ), o Presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, o Vice-Presidente de Comunicação, Douglas Scortegagna, e o Presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Guimarães Morais. Os Vice-Presidentes Graça Machado, Haroldo Vieira e Irmar Fonseca também estavam presentes. A solenidade também contou com a participação dos Conselheiros Deliberativos Augusto Carvalho, Carlos Alberto de Souza e Nilton Brunelli, dos Diretores Regionais do DF José Augusto de Oliveira, Aldoripedes Ferreira e José Augusto Cordeiro, de dirigentes de entidades, associados, funcionários da ativa, aposentados e seus familiares.   

A pedido da ANABB e com o aval da Câmara dos Deputados, a apresentação do Hino Nacional foi entoada ao vivo pela Orquestra Reciclando Sons, que conta com o apoio do Instituto Viva Cidadania (IVC), braço social da ANABB. O grupo capitaneado pela pedagoga e maestrina Rejane Pacheco utiliza a música como opção profissional para os jovens da Estrutural, região carente do Distrito Federal.

Pelos telões do Plenário da Câmara dos Deputados, parlamentares e participantes da Sessão Solene assistiram aos vídeos institucionais da Campanha.

PESQUISA DE OPINIÃO

Na oportunidade, foi apresentada a pesquisa de opinião encomendada pela ANABB para saber a percepção geral dos parlamentares sobre o Banco do Brasil. Foram realizadas 297 entrevistas com congressistas de todos os partidos, sendo 40 senadores e 257 deputados, entre os dias 3 e 27 de junho de 2019.

PESQUISA DE OPINIÃO COM PARLAMENTARES

DISCURSOS

Na abertura da Sessão Solene, Pompeo de Mattos leu um discurso encaminhado pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, referendando a importância do movimento defendido pela ANABB e da própria instituição Banco do Brasil.

VEJA O DISCURSO DO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS RODRIGO MAIA

Além de ler o discurso do Presidente da Câmara, Pompeo de Mattos utilizou a tribuna para apoiar o movimento da ANABB em favor do Banco do Brasil e foi bastante aplaudido. “A marca Banco do Brasil é uma das mais conhecidas e valorizadas no País e no mundo. O BB é lucrativo, tem ações de natureza público e privada, faz parceria com segmentos dinâmicos da economia e tem boa governança. Qualquer tentativa de vender ativos estratégicos coloca em risco a sustentabilidade da Instituição. Sou daqueles que começou no Banco ainda bebê. E hoje estou na Câmara consciente do papel que me cabe, tendo convicção da necessidade de defender o Banco”, disse o Deputado gaúcho.   

Em seguida, foi a vez do Vice-Presidente de Comunicação, Douglas Scortegagna, fazer uso da palavra, também reforçando a iniciativa e os objetivos da campanha da ANABB.  “O principal objetivo é sensibilizar as autoridades e a população para os riscos que o BB corre de enfraquecimento e privatização. Há quase 211 anos, o BB viabiliza a agricultura, a pecuária, o comércio, a indústria e demais atividades empresariais do País”, disse Douglas.

O Deputado Christino Áureo também deixou um recado emocionado e fez saudação especial à representação feminina do Banco do Brasil. “Na nossa vida de funcionários do Banco, representamos a Nação brasileira. Carregamos um ideal para as comunidades. Além dos ativos financeiros do BB, temos ativos importantes que são os funcionários e brasileiros. Defender essa causa está acima dos partidos e de corrente política, está em reconhecer o sacrifício de milhares de famílias que se dedicam ao Banco do Brasil”, defendeu o Parlamentar. 

O Deputado carioca antecipou que esteve no Banco do Brasil para reunião com a Diretoria sobre a Cassi e que vai precisar do apoio da ANABB em breve. 

Além dos parlamentares que compuseram a mesa do Plenário, estiveram presentes na Sessão Solene desta quinta-feira (22/8):

Bira do Pindaré (PSB/MA)
Bohn Gass (PT/RS)
Daniel de Freitas (PSL/SC)
Eli Borges (Solidariedade/TO)
Fábio Henrique (PDT/SE)
Heitor Freire (PSL/CE)
Jaques Wagner (PT/BA)
Paulo Eduardo Martins (PSC/PR)
Rodrigo Agostinho (PSB/SP)
Vinicius Poit (Novo/SP)

Os Deputados Bira do Pindaré, Bohn Gass, Eli Borges e o Senador Jaques Wagner utilizaram a tribuna e discursaram, apoiando a iniciativa da ANABB. 

ENCERRAMENTO

O Presidente da ANABB fez o encerramento da Sessão Solene enfatizando a importância da atuação do Banco do Brasil para todos os brasileiros. “Estamos aqui hoje para reforçar que valorizamos o Banco do Brasil como empresa pública eficiente, lucrativa e de valor para a sociedade brasileira. Já atingimos mais de 15 milhões de pessoas com posts nas redes sociais e anúncios”, disse Reinaldo Fujimoto.

A Orquestra Reciclando Sons apresentou mais duas músicas, que foram cantadas por parlamentares e participantes.

Veja mais na galeria

Um grito ecoou no plenário da Câmara dos Deputados: Não Mexe no Meu BB.
1 de 29
Fonte: Agência ANABB