× Modal
< Voltar


Resumo da semana

Retrospectiva, fatos e acontecimentos da semana:de 15 a 19/07/2019

Leia as principais notícias de destaque da semana nos Três Poderes


Em 23.07.2019 às 08:37 Compartilhe:

Síntese retrospectiva dos fatos mais relevantes da semana ordenados em tópicos sobre eventos ocorridos nos Poderes e nos cenários político, socioeconômico e mundial. 

 

Poder Executivo

Governo completa 200 dias de mandato com evento no Planalto
O presidente da República, Jair Bolsonaro, comemorou 200 dias de seu governo em evento realizado no Palácio do Planalto. Na oportunidade, o presidente voltou a defender a indicação de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O presidente também criticou a Agência Nacional do Cinema (Ancine) por má utilização dos recursos públicos por “fazer filmes como Bruna Surfistinha”, e anunciou a mudança da agência do Rio de Janeiro para Brasília.

Bolsonaro viaja para Argentina para reunião do MERCOSUL
O presidente Jair Bolsonaro foi à Argentina para reunião do Mercosul, onde o Brasil assumiu a presidência pro tempore do bloco pelos próximos seis meses. Ainda na reunião, os países assinaram acordo de eliminação da cobrança de roaming internacional de serviços de telecomunicações entre pessoas que residem nos países-membros do bloco.

Lei sancionadas


Ao longo da semana foram sancionadas três leis ordinárias: nº 13.859, que abre crédito especial para o Ministério da Justiça; nº 13.860, que dispõe sobre a elaboração e a comercialização de queijos artesanais e nº 13.861, que inclui as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos.

 

Poder Judiciário

Toffoli suspende investigação que tenham compartilhamento de dados do COAF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, acolheu pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PSL/RJ) e suspendeu todas as investigações em curso que tenham como base o compartilhamento de dados entre o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e pela Receita Federal sem autorização prévia da Justiça. Até o julgamento do mérito pelo pleno do STF, marcado para novembro, todas investigações que envolvam troca de informações entre os dois órgãos, sem autorização prévia da Justiça, deverão ficar paradas.

 

Cenário Socioeconômico

 Prévia do PIB aponta crescimento da economia
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) apontou crescimento de 0,54% na economia brasileira em maio, o primeiro resultado positivo em quatro meses. Na comparação com o mesmo mês de 2018, o índice apontou crescimento de 4,4% (nesse período de 2018, o país enfrentava a greve dos caminhoneiros, que abalou a economia brasileira), e no acumulado de 12 meses, o índice tem alta de 1,31%.

 

Fonte: Agência ANABB