× Modal
< Voltar


ANABB

IVC inaugura milésima cisterna no Piauí

Projeto apoiado pelo Instituto VIVA CIDADANIA chegou à importante marca no início de maio


Em 16.05.2019 às 09:57 Compartilhe:

Aconteceu na última sexta-feira (10/5), na zona rural de Piripiri/PI, a entrega da milésima cisterna para moradora de assentamento daquela região. Essa importante marca é fruto da parceria entre o Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), a Ação da Cidadania Comitê Betinho de São Paulo e a Obra Kolping Estadual do Piauí. O projeto social, que busca amenizar as dificuldades sofridas por centenas de famílias, devido à falta de água no semiárido brasileiro, conta com o apoio financeiro do IVC que já patrocinou mais de 150 cisternas no nordeste brasileiro.

Estiveram presentes no evento, o presidente do IVC, que também é vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna; o diretor regional da ANABB no Piauí, Francisco Carvalho Matos; o presidente do Comitê Betinho, José Roberto Vieira; a responsável pelo acompanhamento do projeto, Sandra Miranda; o coordenador estadual da Obra Kolping, Raimundo João da Silva; além de dezenas de pessoas da comunidade. Na oportunidade da entrega da cisterna, houve apresentação de repentista de cordel que retratou a importância das ações realizadas pelas entidades parceiras.

Para o presidente do IVC, Douglas Scortegagna, as cisternas representam dignidade e qualidade de vida para milhares de famílias. “O semiárido brasileiro necessita de mais ações como essa que asseguram dignidade, qualidade de vida e novas perspectivas para pessoas humildes e necessitadas”, disse Douglas.  E desejou: “Que cada gota de água que entrar nessas cisternas se transforme em milhões de litros de felicidade”.

As mais de mil cisternas entregues estão, agora, beneficiando aproximadamente 5 mil pessoas das comunidades rurais de Piripiri, Cocal, Pedro II, Esperantina e Lagoa do São Francisco. Com o reservatório, que possui capacidade para armazenamento de 16 mil litros de água das chuvas ou de carros-pipas, é possível fazer uso do recurso hídrico nos períodos de seca. Outra grande vantagem é que as famílias não necessitam mais fazer longos percursos em busca de água em açudes, com baixa qualidade.

Atuação contínua
Horas antes da inauguração da milésima cisterna, o presidente do IVC e os representantes das entidades envolvidas nessa importante ação social, se reuniram, em um café da manhã, com a Vice-Governadora do Piauí, Regina Sousa (PT-PI). Na oportunidade foram apresentados os projetos que estão sendo realizados naquele Estado e as questões pertinentes à falta de água que ainda atinge grande parcela da população.

Veja mais na galeria

Instituto VIVA CIDADANIA, em parceria com Comitê Betinho, entrega milésima cisterna no Assentamento Residência, em Piripiri (PI)
1 de 19
Fonte: Agência ANABB