× Modal
< Voltar


ANABB

INSS convoca segurados para apresentação de documentos em agências

Medida ocorre em cumprimento a ação judicial proposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para revisão de concessões e correção de falhas identificadas


Em 14.05.2019 às 14:46 Compartilhe:

A ANABB esclarece aos seus associados que o telegrama enviado pelo INSS com a convocação para comparecimento a uma agência dá-se em cumprimento a ação judicial proposta pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Após realização de auditoria, foi determinado ao INSS que revise os benefícios pagos naqueles casos em que foi constatado algum indício de acumulação indevida, inconsistências cadastrais ou falha nos procedimentos adotados para a concessão do benefício, de forma que se possa corrigir as situações identificadas.

Deste modo, para se evitar a suspensão do benefício, é obrigatório o comparecimento a uma agência dentro do prazo informado e a apresentação dos documentos citados no telegrama. Caso não seja possível o comparecimento do beneficiário, poderá ser providenciada uma procuração para que alguém de sua confiança apresente os documentos. Abaixo, o associado encontra um modelo de procuração para imprimir e entregar ao responsável para apresentação na agência.

Com relação ao local indicado para comparecimento, muitas vezes fora do domicílio atual do segurado, o INSS informa que se trata da agência na qual foi solicitada a aposentadoria, ou seja, o local onde o próprio beneficiário ou seu empregador deu entrada no pedido. Nestes casos, recomenda-se que o segurado entre em contato com o INSS, por meio do telefone 135 ou pelo site da autarquia, e solicite a transferência da agência mantenedora do benefício para um endereço mais próximo ao da residência atual ou outro local de sua preferência. É importante alertar, contudo, que esta solicitação de transferência não elimina a obrigatoriedade de comparecimento na data e local designados no telegrama.

Modelo de procuração para impressão e apresentação na agência do INSS (frente e verso)

Fonte: Agência ANABB