× Modal
< Voltar


ANABB

Conjuntura Política é debatida com diretores regionais

Deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) conduziu o tema no Encontro dos Diregs


Em 29.03.2019 às 11:02 Compartilhe:

A Conjuntura Política Nacional esteve na pauta do Encontro Nacional dos Diretores Regionais 2019; evento recém-realizado, na sede da ANABB, na última semana. Para conduzir esse importante tema, foi escolhido o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), que já trabalhou no Banco do Brasil por 9 anos, e que também possui atuação como procurador da Fazenda Nacional, antes da carreira política. Vale destacar que o parlamentar teve importante participação na tramitação do PDC 956/2018, ao apresentar parecer favorável à matéria na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) na Câmara.

Na abertura do painel, o presidente Reinaldo Fujimoto fez uma breve explicação da atuação dos DIREGs, de serem as lideranças locais da ANABB, e destacou também que o parlamentar estava “em casa”, por ter sido funcionário do Banco do Brasil e por nutrir um sentimento de carinho por essa instituição. Tadeu Alencar, por sua vez, endossou o discurso. “O período que passei no BB foi muito importante na minha formação na vida pública, uma empresa modelar e que já na década de 1980 demonstrava um grau de maturidade organizacional muito grande”, destacou o deputado.

“Não é momento de nenhuma exaltação aos extremos, e sim de termos uma pauta voltada para o enfrentamento dos problemas econômicos”, destacou o parlamentar que ainda falou sobre o papel de oposição de seu partido; da preocupação com a posição de privatização do governo em áreas estratégicas para a sociedade; e dos problemas de corrupção.

Alencar ressaltou a ameaça latente aos bancos públicos. “Temos que ter uma articulação mais de nível nacional sobre essa questão, de sairmos em defesa de instituições que são estratégicas para o país, Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB e tantas outras”. Ele destacou ainda em sua fala do importante papel dos bancos públicos; bem como do papel social dessas instituições.

O parlamentar fez questão de se posicionar sobre a Reforma da Previdência, e a importância do debate. “Nós temos que fazer um debate sobre a Previdência, inclusive para desmistificar alguns mitos; e penso que se ela é realmente essa fórmula mágica, que deveria ouvir todas os segmentos sociais para darem a sua parcela de contribuição”, destacou o deputado de Pernambuco, que citou ainda a complexidade do debate; o papel da previdência, fruto de muitas conquistas; o regime de capitalização; e as questões de idade.

Tadeu Alencar também falou sobre os sonegadores de impostos, dos refinanciamentos de dívidas, e finalizou dizendo que “eu busquei fugir de uma coisa específica, porque eu acho muito mais rico debater sobre a conjuntura política, mas sem perder de vista as questões que interessam aos senhores. E quero dizer que do meu partido, nós termos profunda e ampla solidariedade nas questões que tocam os funcionários do Banco do Brasil”, finalizou.

Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB-PE) com o presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto

Fonte: Agência ANABB