Entidades submeterão a seus órgãos dirigentes proposta que contempla itens de custeio e governança
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 27 de março, no Rio de Janeiro, o Banco do Brasil apresentou proposta final para os membros da Mesa de Negociação da Cassi. Estavam presentes todos os diretores da Cassi, eleitos e indicados; representantes do Banco do Brasil e das entidades representativas dos funcionários da ativa e aposentados (AAFBB, ANABB, CONTEC, CONTRAF e FAABB).
A Mesa de Negociação com o Banco do Brasil foi retomada em 31 de janeiro deste ano. Desde então, aconteceram diversas rodadas de negociação com apresentação de demandas por parte das Entidades, debates e análises de estudos técnicos que embasaram a construção da proposta apresentada pelo BB nesta quarta-feira.
As Entidades agora submeterão essa proposta aos seus órgãos de governança para avaliação do texto que, na sequência, será encaminhado para votação do Corpo Social da Cassi.
GOVERNANÇA
Em relação à estrutura de governança, foi aceita pelo Banco a proposta do Grupo de Trabalho das Entidades na Cassi, que mantém as áreas de Risco Populacional, Programas e Produtos de Saúde e de Rede de Atenção à Saúde com os representantes eleitos.
A proposta também apresenta o detalhamento sobre o voto de decisão em itens específicos da Diretoria Executiva, a exigência de experiência mínima para ocupação de cargos nos Conselhos e Diretoria Executiva e a eleição separada para o Conselho Fiscal.
CUSTEIO
Na parte do custeio, a proposta inclui a cobrança por dependentes com contribuição dos associados e do Banco sobre a folha de pagamento dos ativos.
Na cobrança por dependente houve um avanço significativo com a substituição do VRD (Valor de Referência por Dependente) por percentual de renda. Com o VRD, a projeção do reajuste anual seria superior a 11%. Na proposta apresentada, a correção anual será feita pelo reajuste salarial, que é atrelado ao INPC.
DEMAIS ITENS
A proposta inclui também:
VEJA A PROPOSTA COMPLETA DO BB