× Modal
< Voltar


Banco do Brasil

Banco do Brasil vai exigir CPF para atendimento nos terminais de caixa

Medida começa a valer a partir da segunda quinzena de abril e incluirá também a exigência de apresentação de documento oficial com foto


Em 27.03.2019 às 17:36 Compartilhe:

A partir da segunda quinzena de abril de 2019, as agências do Banco do Brasil em todo o país passarão a exigir a apresentação do CPF e de um documento oficial com foto para qualquer atendimento nos terminais de caixa. O documento será requerido tanto de clientes com conta-corrente ou poupança quanto de usuários de serviços do BB.

Segundo o Banco, a decisão de exigir o CPF na realização de operações bancárias no guichê de caixa é uma medida interna da instituição, com amparo no Artigo 3° da Circular 3.461 do Banco Central, e que tem como objetivo intensificar a prevenção ao crime de lavagem de dinheiro.

Na Circular 3.461, o Banco Central define o conceito e os procedimentos que os bancos devem dar às movimentações que indiquem risco de ocorrência de crimes. Conforme a norma, os bancos devem reforçar o monitoramento em caso de suspeita, verificar se há interesse de início ou manutenção de relacionamento com o cliente e se há necessidade de comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

De acordo com o BC, as instituições financeiras são fundamentais no processo de prevenção e combate à lavagem de dinheiro. Ao transitar por uma instituição financeira, o dinheiro de origem criminosa se transforma rapidamente em recurso aparentemente lícito. A velocidade com que se pode movimentar recursos entre bancos, até transferindo-os para o exterior, facilita a dissimulação de sua origem, dificultando a investigação do crime e fazendo com que os bancos sejam alvo preferencial para a prática de lavagem de dinheiro.

Fonte: Agência ANABB