× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Receita Federal alerta contribuintes sobre e-mails e sites falsos

Mensagens buscam enganar contribuintes afirmando que os mesmos caíram na malha fina e indicam links que podem conter vírus e malwares


Em 19.03.2019 às 17:27 Compartilhe:

A Receita Federal alerta aos contribuintes sobre a existência de um e-mail falso, enviado em nome da instituição, afirmando que o destinatário caiu na malha fina e que deve clicar em um link existente na mensagem para acessar um suposto relatório da situação da pessoa no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2018. Entretanto, ao clicar sobre o link, o contribuinte pode contaminar seu computador ou celular com vírus e malwares, capazes de roubar dados pessoais como senhas e informações bancárias.

A Receita Federal enfatiza que não envia e-mails sobre malha fina e não autoriza nenhuma instituição a mandar e-mails em seu nome. Para realizar consultas sobre a situação fiscal, o contribuinte deve acessar o portal da Receita – http://www.receita.fazenda.gov.br – ou ligar no telefone 146. O prazo para a entrega das declarações do IRPF 2018 vai até 30 de abril de 2019.

A Receita Federal também alerta sobre a existência de sites falsos na Internet, os quais simulam a página oficial da instituição, muitos deles, inclusive, com visual bastante semelhante ao original. Entretanto, tais sites falsos se utilizam de artifícios para roubar dados e senhas dos contribuintes. Para se assegurar de que está consultando a página correta da Receita Federal, observe se o endereço (URL) termina com a extensão “.gov.br” – todas as páginas vinculadas ao governo federal finalizam desta forma.

Fonte: Agência ANABB