× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Veja as novidades implementadas pela Receita para o Imposto de Renda 2019

Os associados já podem consultar os rendimentos do OdontoANABB, Cassi e INSS


Em 07.03.2019 às 15:18 Compartilhe:

Começou nesta quinta-feira, 7 de março, o prazo para envio da declaração de Imposto de Renda (IR) 2019, referente ao ano-base 2018. As declarações poderão ser enviadas até 30 de abril. A Receita Federal espera receber mais de 30 milhões de declarações.

Para os associados, a ANABB informa que os demonstrativos do IR já estão disponíveis. Veja como obter alguns deles:

  • OdontoANABB: Os informes de pagamento já estão disponíveis no site da ANABB. Basta acessar no Espaço do Associado o link Declaração e informes de pagamento OdontoANABB. Procure a aba Pagamentos OdontoANABB, informe o ano e confirme.
     
  • INSS: Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar os informes de rendimentos ano-base 2018. Segundo o INSS, a consulta ao extrato de rendimentos está disponível para os beneficiários pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) e pelo site www.inss.gov.br.
     
  • Cassi: A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) também já está disponível no site da Cassi www.cassi.com.br. As informações podem ser acessadas no perfil Associados ou Cassi Família, menu Serviços para você, opção Demonstrativo para Imposto de Renda.

Neste ano, a Receita Federal divulgou algumas novidades, entre elas estão:

- Os programas da declaração e envio foram unificados e não será preciso baixá-los separadamente.

- Será obrigatório informar o CPF dos dependentes de qualquer idade.

- Para aplicações em bancos, deverá ser declarado o CNPJ do banco.

- É necessário informar na declaração a alíquota, de acordo com os rendimentos recebidos. No site da Receita, estão disponíveis todas as alíquotas.

- Para aqueles que possuem empregado doméstico, o valor da dedução da contribuição patronal subiu para R$ 1.200,32.

- Ficou mais claro, o espaço para declarar o recebimento de pensão alimentícia: está dentro do Item Rendimentos - na Coluna Pensão Alimentícia e Outros.

- O contribuinte já pode verificar, no dia seguinte ao envio, se a declaração está com problemas, já podendo corrigir e reenviar. Até o ano passado, a Receita demorava em torno de 15 dias para avisar sobre dados que estivessem em desacordo com as normas.

- Terão prioridades no recebimento da restituição: professores, idosos (mais de 60 anos), portadores de doenças graves, doentes físicos e mentais.

Fonte: Agência ANABB