× Modal
< Voltar


Cassi

Entidades NÃO aprovam proposta apresentada pelo BB

As negociações continuam e uma nova rodada está marcada para o dia 8 de março


Em 28.02.2019 às 15:11 Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, aconteceu mais uma rodada da Mesa de Negociações da Cassi entre o Banco do Brasil e as Entidades de Representação dos Funcionários da Ativa e Aposentados. No encontro, as entidades que compõem a Mesa (AAFBB, ANABB, CONTEC, CONTRAF e FAABB) consideraram que a proposta apresentada pelo BB é insuficiente para um encaminhamento ao corpo social, uma vez que é inferior àquela não aprovada pelos associados em outubro de 2018.

As entidades informaram ao BB que a proposta apresentada servirá para debates com os associados, mas que não há como deliberar da maneira como está construída, tendo em vista que, na propositura, a parte financeira pesa mais para o corpo social. Além disso, ainda há complicadores em relação à governança e estrutura, como por exemplo, a troca das diretorias.

O diretor de Gestão de Pessoas do BB, José Avelar Matias Lopes, esteve presente na abertura da Mesa de Negociações e ressaltou a necessidade de se chegar a um acordo negociado.

DÉFICIT DA CASSI

O presidente da Cassi, Luiz Aniceto Silva, indicou uma prévia dos números do balanço da Caixa de Assistência, que deve fechar 2018 com cerca de R$ 370 milhões em déficit. Segundo ele, os números oficiais serão divulgados, após apreciação do Conselho Fiscal e aprovados nos órgãos de governança da Cassi. Luiz Aniceto citou as reuniões da Caixa de Assistência com a ANS, que vem cobrando a apresentação de um plano de recuperação financeira consistente e de longo prazo.

O Banco do Brasil apresentou dados financeiros e projeções de cálculos de sua proposta. Os números foram solicitados pelas entidades com o objetivo de subsidiar os debates e dar prosseguimento às negociações, considerando o déficit atual da Cassi e as projeções de receita que podem equilibrar as contas da Caixa de Assistência.

Outro ponto citado pelo BB foi a reabertura do Plano de Associados aos novos funcionários que ingressarem na instituição. Segundo os representantes do Banco, após a aprovação de um novo estatuto para a Cassi, caso o documento atenda às exigências dos órgãos reguladores, será possível a entrada dos novos funcionários que tomaram posse recentemente e não fazem parte do Plano de Associados da Cassi.

DEBATES COM OS ASSOCIADOS

As entidades salientaram que intensificarão os debates com os associados para atualização das informações e novas análises com vistas à melhoria da proposta.

Uma nova rodada de negociações entre o Banco do Brasil e as entidades está marcada para a sexta-feira, 08/03, logo após o feriado de carnaval.

 

Veja a proposta apresentada pelo BB na reunião do dia 25/2: 

PROPOSTA DETALHADA DO BANCO DO BRASIL PARA A CASSI

A ANABB quer saber sua opinião sobre a proposta do BB. Envie um comentário, clicando no link abaixo:  

ENVIE UM COMENTÁRIO SOBRE A PROPOSTA DO BB

Leia mais:
BB apresenta sua proposta para a Cassi às entidades da Mesa de Negociação

Fonte: Agência ANABB