× Modal
< Voltar


ANABB

Caref 2019: candidatos expõem ideias em debate na ANABB

Débora Fonseca e Jair Miller responderam a perguntas enviadas pelos associados


Em 24.01.2019 às 16:03 Compartilhe:

 

Clique aqui para assistir pelo celular
 

No dia 24 de janeiro, aconteceu o debate ANABB - Eleições Caref 2019 com os dois candidatos, Débora Fonseca e Jair Miller, que foram os mais votados no 1º turno e que disputam, em segundo turno, as eleições para o cargo de Conselheiro Representante dos Empregados no Conselho de Administração do Banco do Brasil.

Todo o evento foi transmitido pela internet e está disponibilizado no site.

No inicio da transmissão, o presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, deu as boas-vindas aos candidatos, desejando um debate respeitoso e muito produtivo para todos. “Este debate é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da ANABB em promover ampla discussão entre os associados, aposentados e funcionários da ativa sobre os processos eleitorais de interesse do funcionalismo do BB”, disse Fuji.

A ideia é que os funcionários da ativa escolham com convicção o melhor candidato que irá representá-los e que os candidatos apresentem suas propostas para melhorar o dia a dia de trabalho no Banco.

1º BLOCO

Neste bloco, os candidatos Débora Fonseca e Jair Miller tiveram três minutos para se apresentar, falar sobre o papel do Caref, explicando suas atribuições e expondo as propostas para o cargo.

A ordem dos candidatos foi definida por sorteio. O primeiro candidato que se apresentou foi Jair Miller. “Queria citar que eu não sou executivo, e minha candidatura foi uma decisão pessoal. Com todo respeito ao movimento sindical, meu compromisso é com todos os colegas”, destacou o candidato.

A segunda candidata foi Débora Fonseca. “Gostaria de agradecer a votação expressiva que tive no primeiro turno. Esse debate fortalece a democracia”, destacou a candidata.

2º BLOCO

O segundo bloco teve rodada única e cada candidato respondeu a quatro perguntas feitas pelos associados e funcionários da ativa do Banco.

A cada pergunta feita, um candidato respondia e o concorrente podia comentar.

Os candidatos responderam perguntas sobre a sustentabilidade da Cassi; o fortalecimento da Caixa de Assistência; questões de reestruturação do BB; e de resgate da instituição financeira.

3º BLOCO

Neste bloco, cada candidato pôde fazer duas perguntas ao concorrente. As perguntas não podiam ter cunho pessoal ou político-partidário e deviam tratar apenas das competências do Caref.

Os candidatos falaram sobre a preparação para assumir o cargo; a opinião com relação à privatização do Banco; o legado que pretendem deixar no conselho de administração (caso eleitos); atuação do caref junto aos funcionários com relação à defesa.

4º BLOCO

No último bloco, cada candidato teve até dois minutos com tema livre para fazer suas considerações finais. 

ENCERRAMENTO

O presidente Reinaldo Fujimoto encerrou o evento, ao lado dos demais membros da Diretoria da ANABB: Graça Machado, vice-presidente Administrativa e Financeira; e João Botelho, vice-presidente de Relações Institucionais. 

Em seu discurso, Fuji ressaltou que um dos temas mais perguntados no debate foi a Cassi. "A maioria das perguntas enviadas foi sobre a sustentabilidade da Caixa de Assistência. Isso mostra a importância que o assunto tem na vida do funcionário. Felimente, o Banco retomou as negociações com as entidades que compõem a Mesa de Negociação".

O QUE FAZ O CAREF

O Caref é o representante dos funcionários do Banco do Brasil no Conselho de Administração da instituição. Entre suas atribuições, está a de fiscalizar a execução da política geral de negócios e serviços do BB. O Conselho de Administração é composto de oito membros, sendo cinco indicados pelo governo, dois pelos acionistas minoritários e um eleito pelos funcionários. O conselheiro eleito participa de todas as decisões, exceto daquelas que dizem respeito à remuneração e benefício dos funcionários.

Saiba mais sobre o Caref 

A VOTAÇÃO

A votação começa nesta sexta-feira, 25/1 e vai até o dia 31 de janeiro pelo SISBB.

A íntegra do debate vai estar disponível no site da ANABB www.anabb.org.br e na página do Facebook ANABB E VOCÊ.

Veja mais na galeria

1 de 14
Fonte: Agência ANABB