× Modal
< Voltar


ANABB

Outubro Rosa

Nesta quinta-feira de #TBT, 25/10, lembramos a ação de 2017 realizada pela ANABB internamente com as funcionárias


Em 25.10.2018 às 10:29 Compartilhe:

A ANABB soma esforços e, novamente, adere ao movimento conhecido como Outubro Rosa. O objetivo é compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Em referência à hashtag TBT (#TBT), que significa "throwback thursday" ("quinta-feira do retorno", em tradução livre), a ANABB vai relembrar este ano as campanhas já realizadas com suas funcionárias sobre o Outubro Rosa. O uso da #TBT (ou #ThrowBackThursday) é muito comum nas redes sociais para marcar fotos e publicações que remetem a algo ocorrido no passado. Ela é muito utilizada às quintas-feiras nas redes sociais, quando se deseja postar novamente uma foto já publicada antes.

Em 2017, por exemplo, durante o mês de outubro, assim como em outros anos, as funcionárias da ANABB usaram uma camiseta rosa alusiva à campanha, receberam orientações sobre as recomendações do Ministério da Saúde e conheceram mais sobre o câncer de mama. Agora em 2018, a Associação também divulgou informações sobre a doença e como se prevenir em seu boletim interno.

A ANABB apoia essa causa e acredita que a data deva sempre ser lembrada.

O Câncer de Mama

Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. O câncer de mama é uma doença caracterizada pelo crescimento rápido e desordenado das células da mama, impedindo que a função inicial delas seja executada de maneira adequada. A doença é normalmente identificada em exames de rotina quando é percebido um nódulo na região dos seios. 

Como muitas vezes esses nódulos não podem ser sentidos, o exame mamográfico é a principal forma de diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 50 e 74 anos a cada dois anos. Nas pessoas que apresentam alto risco de manifestação da doença, o rastreamento é feito a partir dos 35 anos, e, entre 40 e 49 anos de idade, se o exame clínico da mama for alterado.

Como prevenir o câncer de mama

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados, com hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar.

Principais sintomas

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

Origem do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que teve início em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa. Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar seus monumentos e prédios públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês da luta contra a doença.

Fonte: Agência ANABB