× Modal
< Voltar


Previ

BB propõe mudanças no estatuto da Previ

As alterações em discussão prevê que o BB passa indicar funcionários aposentados para a governança da Caixa de Previdência


Em 23.10.2018 às 14:40 Compartilhe:

Em discurso durante a abertura do 19º Encontro Previ de Governança Corporativa, realizado nesta segunda-feira, 22 de outubro, no Rio de Janeiro, o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, afirmou que o BB está discutindo com a diretoria da Previ mudanças no estatuto da Caixa de Previdência. Entre as propostas, está a possibilidade de que o banco, como patrocinador, possa indicar aposentados para os órgãos diretivos da Previ. A afirmação foi reiterada em comunicado interno divulgado para os funcionários do BB nesta terça-feira (23/10).

Atualmente, o estatuto do fundo de pensão prevê que apenas funcionários do BB da ativa podem ser indicados pelo BB, que tem três representantes eleitos pelos participantes e três indicados pelo banco. Os participantes podem eleger funcionários da ativa e aposentados para os conselhos e a diretoria da entidade.

Na nota divulgada o BB enfatiza que se implementada “a medida também permitirá que o Banco do Brasil possa continuar a aproveitar a capacitação e experiência de profissionais que, ao longo de sua trajetória no conglomerado, acumularam conhecimento para contribuir na gestão da Previ. É o caso dos associados que integram o Plano 1 da entidade, quando se aposentarem.”

Possíveis mudanças do estatuto requerem a aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da Previ e devem passar pelos órgão de controle e fiscalização, como a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest).

Fonte: Agência ANABB com informações do BB