× Modal
< Voltar


Cassi

Encontro Nacional Aberto em Defesa da Cassi tira resolução pelo NÃO

Entidades nacionais de representação de associados de vários estados participaram do evento


Em 24.09.2018 às 11:37 Compartilhe:

Aconteceu no sábado, dia 22 de setembro, o Encontro Nacional Aberto em Defesa da Cassi, organizado pela Contraf e pelo Sindicato dos Bancários de Brasília. A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, que fez saudação e chamou o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, Wagner Nascimento, para conduzir o evento. Foram convidados para a mesa de abertura o presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto; o secretário Geral da CONTEC, Gilberto Vieira; a diretora de Saúde do SEEB Brasília, Mônica Dieb; o coordenador do Conselho de Usuários da Cassi de Brasília, Cláudio Nascimento; o diretor de Planos de Saúde e Rede Credenciada, Humberto Almeida, e o diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília e Representante da CTB, Paulo Vinícius.

O objetivo do Encontro foi debater as estratégias e posições quanto à proposta de mudança estatutária da Cassi. Os participantes da mesa fizeram suas considerações sobre o processo negocial, a proposta do Banco do Brasil e seus ataques aos associados da Cassi. Foi ressaltada a unidade das várias entidades em defesa dos associados e a posição pelo NÃO na votação.

O Diretor da Cassi Humberto Almeida, que defende a NÃO aprovação da proposta, falou da sua luta dentro da Diretoria para manter os direitos dos associados.

Após as falas da mesa de abertura, foi aberta a palavra para os diversos associados da ativa e aposentados de todo o Brasil. Participaram do evento associados de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e interior do Paraná, Minas Gerais, Bahia, Campinas, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outras cidades do Brasil.

A Contraf e o Sindicato dos Bancários de Brasília fizeram convites para participação no Encontro a todas as entidades da Mesa de Negociação e também a todos os dirigentes eleitos da Cassi, mesmo aqueles que estão defendendo a proposta.

Durante os debates, os associados relataram a preocupação com o futuro da Cassi e com a representação dos associados caso a proposta seja aprovada. Os associados relataram a pressão e o assédio feitos pelos gestores do BB nos locais de trabalho, para que os associados votem na proposta, mesmo sendo prejudicial.

O encontro ampliou o debate sobre a Cassi e tirou uma Resolução Unificada contra a proposta do Banco do Brasil para a o Estatuto da Caixa de Assistência, cuja votação começa nesta segunda-feira dia 24 de setembro. 

Um novo Encontro Nacional será realizado no dia 20 de outubro, em São Paulo, e também serão organizados encontros regionais para debater o futuro da Cassi e seus associados.

Foi proposta uma moção pelos participantes do Encontro, aprovada pela plenária:

MOÇÃO

O Encontro Nacional Aberto em Defesa da Cassi repudia a postura antidemocrática da direção atual do BB, que abandonou a mesa de negociação e avilta o Funcionalismo com o assédio organizacional utilizado para forçar a adesão do funcionalismo.

Nesse cenário, que precisa ser enfrentado e vencido com o nosso NÃO - única forma de proteger a nossa CASSI hoje -, destacamos a necessidade de valorizar e apoiar a honesta e firme postura do diretor eleito Humberto Almeida em defesa da CASSI e dos seus associados e associadas, favorecendo o diálogo, a clareza técnica e a defesa da governança democrática.

Veja mais na galeria

1 de 11
Fonte: Agência ANABB