× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB é homenageada no encerramento do 2º Congresso Pacto pelo Brasil

Evento euniu especialistas, agentes governamentais, empresários e representantes de organizações sociais


Em 24.08.2018 às 16:46 Compartilhe:

Terminou nesta quinta-feira, 23 de agosto, o 2º Congresso Pacto pelo Brasil, um evento, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que reuniu especialistas, agentes governamentais, empresários e representantes de organizações sociais para debater um dos assuntos mais importantes para o crescimento atual do Brasil: a corrupção.

A ANABB é uma das principais parceiras do Observatório Social do Brasil e foi uma das primeiras entidades que acreditou na proposta de combate à corrupção por meio do trabalho voluntário realizado pelos cidadãos brasileiros.  Por isso, no evento de encerramento, a ANABB foi homenageada, recebendo um troféu de agradecimento pela parceria de 10 anos, sendo representada pelo vice-presidente de Comunicação, Douglas Scortegagna.

“Há quem diga que a corrupção é um mal sem cura. Porém, a experiência vivida nos três dias de congresso mostra o contrário. Existe muita gente de peso empenhada em acabar com ela. Além da ANABB, grandes empresários, representantes de organizações internacionais, manifestaram que é possível unir esforços contra a corrupção, promovendo um Brasil melhor”, relatou Douglas.

O Congresso aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto em Curitiba. Mais de 900 pessoas participaram de painéis e workshops sobre qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social, eficiência da gestão pública e o enfrentamento à corrupção. O presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, participou do evento de abertura.

VEJA COMO A PARTICIPAÇÃO DA ANABB NA ABERTURA DO 2º PACTO PELO BRASIL

Um dos encaminhamentos alcançados com o evento é a criação de um escritório virtual de projetos. De acordo com a Diretora Executiva do OSB, Roni Enara, o objetivo é aproveitar as plataformas e aplicativos para facilitar o acesso as informações e ajudar as gestões estaduais a terem mais eficiência na fiscalização pública. “Temos o apoio da Code for Brasil, uma entidade formada por pessoas com grande expertise em tecnologia e que se propõe a criar soluções que ajudem o cidadão no controle dos gastos do Governo”. De acordo com a Diretora, a iniciativa tem o respaldo de dois órgãos de peso: a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas das União (TCU).  

Além disso, outras empresas que participaram do evento se uniram à causa defendida pelo Observatório. A LabHacker, gestora do Portal e-Democracia da Câmara dos Deputados, Open Knowledge Brasil, que utiliza ferramentas cívicas para análises de políticas públicas, a MBC - Movimento Brasil Competitivo, com ações que têm foco na melhoria da governança, gestão e competitividade dos setores público e privado. Todas elas se aliaram para emprestar o conhecimento em busca de ferramentas tecnológicas que possam tornar eficiente o combate à corrupção. A ideia é que o trabalho dos 3.300 voluntários que compõe o Observatório em todo o Brasil ganhe ainda mais aplicabilidade com o uso bem feito da tecnologia.

Um dos pontos altos do evento foi a participação da gerente de Governança e Anticorrupção do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Neha Das, que destacou que: “eu sinto a paixão e o envolvimento dos brasileiros em querer mudar o país. Esta é a grande inspiração para que os trabalhos de controle social sejam efetivos. Posso dizer que o Brasil está preparado para a batalha, que é a luta contra a corrupção”.

Entre 2013 e 2017, o OSB ajudou a economizar mais de R$3 bilhões aos cofres municipais. Entre os voluntários que ajudam no trabalho, estão muitos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil.

 

Veja mais na galeria

ANABB recebe homenagem no encerramento do 2º Congresso Pacto pelo Brasil
1 de 4
Fonte: Agência ANABB