× Modal
< Voltar


Observatórios Sociais

Pacote de medidas contra a corrupção é destaque do 2º Congresso Pacto pelo Brasil

A ANABB que é parceira do Observatório Social do Brasil esteve presente no primeiro dia do Congresso, em Curitiba


Em 21.08.2018 às 14:01 Compartilhe:

As Novas Medidas Contra a Corrupção lançadas pela Transparência Internacional e a Fundação Getúlio Vargas foram o destaque da abertura do 2º Congresso Pacto pelo Brasil, que aconteceu nesta segunda-feira, 20/8, no Centro de Eventos Sistema FIEP, em Curitiba/PR. Com a temática “Governança, Integridade e Tecnologia”, o evento vai até a quinta-feira, 23/8. O presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, participou do primeiro dia do Congresso.

“A ANABB mais uma vez apoia essa iniciativa do OSB, e é sempre importante estarmos presentes em um evento como esse, que dissemina a conscientização do combate à corrupção no Brasil. Neste ano de eleições, é imprescindível que os brasileiros fiquem atentos ao futuro que almejam para o nosso país e ao combate a candidatos corruptos”, disse Reinaldo Fujimoto.

O Congresso e o pacote das Novas Medidas foram destaque de reportagem veiculada no Jornal Nacional, da TV Globo. O documento que é formado por 70 propostas legislativas (projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções), divididas em 12 blocos é considerado o maior pacote anticorrupção do mundo e sua elaboração contou com a participação de mais de 370 instituições, 200 especialistas, em parceria com a sociedade, que colaborou via internet.

Participaram da apresentação das 70 medidas, Michael Mohalem, da Fundação Getúlio Vargas; Deltan Dallagnol, Procurador do Ministério Público Federal; Bruno Brandão, da Transparência Internacional, e o advogado Beto Vasconcelos. O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, esteve presente na abertura do Congresso. 

Assista a reportagem veiculada no Jornal Nacional:

No primeiro dia do evento também foi lançado oficialmente a nova fase da Campanha Unidos Contra a Corrupção, na qual estarão disponíveis, a partir de 31 de agosto de 2018, todos os candidatos, de todo o Brasil, nestas eleições, mostrando quais são os que preenchem e os que não preenchem os três requisitos mínimos da campanha: 1. Passado limpo, 2. Compromisso com a democracia, 3. Apoio às novas medidas contra a corrupção.

2º Congresso Pacto pelo Brasil

O Congresso Pacto Pelo Brasil é um evento de projeção nacional realizado anualmente pelo Observatório Social do Brasil e que reúne especialistas, agentes governamentais, empresários e organizações sociais em painéis temáticos. São abordados assuntos relacionados à qualidade na aplicação dos recursos públicos, transparência e controle social, formulando proposições para a eficiência da gestão pública e para o enfrentamento à corrupção.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO


 

Veja mais na galeria

Presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas
1 de 10
Fonte: Agência ANABB