× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB realiza Encontro Nacional com os Diretores Regionais

O evento que reuniu 60 diretores teve como objetivo o alinhamento das ações estratégicas entre os dirigentes


Em 19.06.2018 às 14:28 Compartilhe:

Atualizada dia 20/6 às 18h48

A ANABB realiza, de 19 a 21 de junho, o Encontro Nacional dos Diretores Regionais, na sede da Associação, em Brasília. O evento anual, previsto no Estatuto da ANABB, busca alinhar ações estratégicas entre os dirigentes e discutir temas relevantes para os associados. Ao todo, 60 dos 66 diretores regionais participaram do Encontro.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto; os vice- presidentes, Graça Machado; Douglas Scortegagna e Haroldo Vieira; a conselheira deliberativa Maria do Céu Brito; o presidente do Conselho Fiscal, Williams Francisco da Silva, além da representante dos diretores regionais, Maria José Faheina de Oliveira.

Reinaldo Fujimoto agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelos diretores regionais. “Estamos passando por um momento de crise no associativismo, as entidades representantes do funcionalismo do BB, como ANABB, Cassi, Previ, Fenabb, Sindicatos e outras precisam ser fortalecidas. Vocês, são fundamentais para estreitar o relacionamento da ANABB com os associados e precisam fazer esse papel de fortalecimento das entidades. Vamos aproveitar esses dias de debate para colher informações e montar estratégias de atuação”, ressaltou Fujimoto.

A primeira manhã do encontro foi dedicado aos diretores regionais. Alguns dos presentes levantaram questões a serem discutidas no decorrer dos dias de evento, expuseram as atividades realizadas, as principais preocupações e as estratégias de atuação.

Ainda durante a manhã, a Assessoria Jurídica da ANABB realizou uma palestra para os diregs com os principais esclarecimentos em relação ao texto da Resolução CGPAR nº23. A vice-presidência de Relações Institucionais mostrou a atuação da ANABB no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 956/2018 e apresentou as estratégias pelas quais os diregs poderão ajudar. 

No período da tarde, o tema principal do Encontro foi a Cassi. Os diretores regionais se reuniram com a Diretoria da ANABB para debater o momento delicado pelo qual passa Caixa de Assistência e foram apresentadas questões estratégicas para que os diregs trabalhem com os associados da base. 

O vice-presidente de Comunicação, Douglas Scortegagna, falou sobre a atuação da ANABB e sobre a proposta feita pelas entidades. Já a vice-presidente Administrativa e Financeira, Graça Machado, reforçou a importância da união de todos no debate sobre a Cassi.

Em seguida, o conselheiro deliberativo e membro do GAT Saúde, Fernando Amaral, fez uma apresentação sobre o relatório da Consultoria Accenture, elencando os pontos mais polêmicos e relevantes do documento.

Os diretores eleitos da Cassi, Humberto Almeida e Luiz Satoru, estiveram na ANABB para esclarecer posicionamentos e tirar dúvidas dos diretores regionais. 

Diretor regional da SC-54 foi empossado

Logo após a cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Diretores Regional, o presidente da ANABB deu posse ao novo diretor regional, Antônio João Furquim Pereira, eleito para a jurisdição de Santa Catarina (SC-54). Funcionário do BB durante 31 anos, Furquim já atuou como gerente geral em seis estados do país, participou da incorporação do Besc e é educador corporativo por mais de 20 anos.

“Estar aqui é uma honra e uma responsabilidade muito grande para mim. Precisamos resgatar para pós-laborais a importância da Cassi, temos que conscientizá-los nesse trabalho, pois são os que mais precisam do acesso à saúde. Estou empenhado e honrado e espero agregar a minha experiência de Banco do Brasil ao trabalho da ANABB”, disse Furquim.

SEGUNDO DIA

Apresentação das diretorias da ANABB

A quarta-feira (20/6) foi dedicada para as apresentações das diversas diretorias da ANABB. A vice-presidência de Relações Funcionais foi a primeira a se apresentar. Haroldo Vieira, vice-presidente da área fez uma ampla explanação sobre o planejamento estratégico da ANABB e as principais ações do documento a serem desenvolvidas pela Associação.   

Informações sobre as principais Ações Judiciais, Seguros, OdontoANABB, Convênios, mensalidades e cobranças foram repassadas pelos gerentes da área e as dúvidas dos diretores regionais sobre os assuntos e os trabalhos realizados pela diretoria foram sanadas.

A força tarefa ANABB e Coop-ANABB também foi tema de palestra aos diregs. A vice-presidente Administrativa e Financeira, Graça Machado, uma das integrantes dessa força, falou sobre a importância desse trabalho e o resultado obtido nas duas primeiras etapas de negociação.

O vice-presidente de Comunicação da ANABB, e presidente do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), Douglas Scortegagna, falou sobre o trabalho da Comunicação em 2018, e destacou as matérias relevantes das últimas edições do jornal Ação. Foi abordado ainda o App ANABB, e a 2ª edição do prêmio Cidadania Viva, desenvolvida pelo IVC, que será realizado em setembro de 2018, e que homenageará o pai da Turma da Mônica e criador de diversos outros personagens, o desenhista Maurício de Sousa. Além do trabalho social feito com milhões de gibis vendidos que tratam sobre acessibilidade, preconceitos, drogas, saúde, meio ambiente, O Instituto Maurício de Sousa realiza um trabalho semelhante ao que o IVC faz, promovendo o desenvolvimento humano, a diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social, a criação de oportunidades para futuras gerações por meio de ações de cultura, conhecimento, cidadania, esportes, artes etc.

A vice-presidência de Relações Institucionais apresentou os principais temas que são acompanhados pelo setor no Legislativo como: PL 103/2015, que trata da mudança na correção do saldo do FGTS; PL 5338/2009, que concede isenção progressiva do IR para maiores de 66 anos. Além disso foi abordado as providências tomadas contra a resolução CGPAR 23, e a articulação positiva da ANABB no primeiro semestre de 2018.

A ANABBPrev foi o tema do último painel do segundo dia. A Diretoria do Fundo de Pensão, Nilton Brunelli e Ana Landin, esclareceu dúvidas dos diregs, que também conheceram os números mais recentes da entidade e o cenário atual do setor previdenciário.

TERCEIRO DIA 

A quinta-feira (21/6) foi o último dia do Encontro Nacional dos Diregs 2018. Os trabalhos dessa manhã iniciou com uma apresentação da presidência da ANABB e da Assessoria Jurídica esclarecendo dúvidas sobre as principais teses jurídicas e o acompanhamento das ações judiciais por parte da ANABB. As informações servirão para que os diretores regionais instruam os associados de suas bases com as principais orientações sobre os processos.

A vice-presidência de Relações Funcionais abordou uma série de questões como atualização cadastral; patrocínios e eventos; representantes de dependência, entre outras estratégias de atuação para angariar novos associados.

Ao final do evento o diretor regional Antônio João Furquim Pereira agradeceu a ANABB pelo evento pela receptividade. "Não poderia deixar de agradecer a ANABB pela grandiosidade do evento. Foram dias de aprendizando e as informações aqui colhidas serão primordias para o meu trabalho com os associados de Santa Catarina".

O presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto também agradeceu aos diretores regionais pela participação e empenho durante todo o evento. "As discussões aqui apresentadas foram importantes para o engrandecimento da ANABB e com certeza refletirão no trabalho realizado nas bases e para os associados", finalizou Fujimoto.  

 

Veja mais na galeria

1 de 10
Fonte: Agência ANABB