ANABB

Votação do Relatório Anual da Cassi termina nesta sexta 11/05

O documento que está em votação reúne as ações de gestão e os resultados econômico-financeiros da Caixa de Assistência

Em 10.05.2018 às 14:01 Compartilhe:

Encerra-se às 18h desta sexta-feira (11/5), a votação do Relatório Anual da Cassi, documento que reúne as principais iniciativas e o balanço financeiro da Caixa de Assistência em 2017. Podem participar associados em pleno gozo de seus direitos junto à Caixa de Assistência em 31 de janeiro de 2018, conforme o Estatuto Social.

Aqueles que ainda não votaram podem registrar o voto pelo site e pelo App Cassi, mediante login com email e senha previamente cadastrados. Os terminais de autoatendimento do Banco do Brasil (TAA) também podem ser usados como canal de votação tanto para aposentados como para funcionários da ativa, com cartão e senha de movimentação bancária. Associados que ainda estão na ativa têm ainda a opção de participar pelo Sisbb.

COMO VOTAR

CONSULTE O RELATÓRIO ANUAL

Relatório Cassi x Diagnóstico da Accenture

A Cassi e o Banco do Brasil divulgaram um breve quadro comparativo mostrando a diferença entre o Relatório Anual Cassi 2017 e o Diagnóstico Accenture, produzido pela consultoria sobre a Caixa de Assistência. São publicações distintas e apenas o Relatório Anual é que está sendo submetido à consulta dos associados neste momento.

Veja abaixo o quadro comparativo:

O que são?

Diagnóstico Accenture

É a fotografia econômico-financeira da empresa no final de cada ano. Por determinação legal, todas operadoras de saúde devem divulgar o relatório anual, sempre até o final de março.

É um estudo de uma consultoria independente, contratada pelo BB após a última reforma estatutária aprovada pelos associados, fruto de negociações em mesa (Memorando de Entendimentos, outubro/2016).

O que tem nos documentos?

Diagnóstico Accenture

O documento é composto de dois grandes blocos: i) as demonstrações de resultado detalham informações como as reservas financeiras, fluxo de caixa, ativos e passivos etc. (peça contábil) e ii) análise dos destaques que mais influenciaram o resultado do ano (relatório de administração). Sua elaboração segue normas contábeis estabelecidas para toda indústria, inclusive o parecer de auditoria independente.

Vai além da fotografia do passado. É uma análise detalhada da forma de atuação da operadora, a partir de dados econômico-financeiros. O documento avalia o modelo de custeio da Cassi, a gestão, o sistema de governança, faz comparativos com o mercado e projeções para o futuro.

Para que servem?

Diagnóstico Accenture

Assim como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e todo mercado financeiro acompanham o desempenho dos bancos pelos balanços que eles publicam, a ANS (Agência Nacional de Saúde) verifica o desempenho e sustentabilidade dos planos de saúde por meio das contas das operadoras. É, também, a forma que os associados têm para acompanhar a situação do plano de saúde.

Ao identificar gargalos e soluções, o documento abre caminho para o Banco do Brasil, a Cassi e seus associados pensarem, juntos, o futuro da entidade. As projeções atuariais são a base para avaliação das decisões necessárias.

O que significa a aprovação dos documentos?

Diagnóstico Accenture

A Cassi é um dos poucos planos que submetem o relatório anual à aprovação dos próprios associados. Quando isso acontece, o documento já teve parecer favorável de todos os colegiados da Cassi, incluindo os conselhos Fiscal e Deliberativo (compostos meio a meio por funcionários eleitos e indicados), e de empresa externa de auditoria. Todas as instâncias da Cassi, além de auditoria independente BDO, aprovaram o relatório sem ressalvas.

Esse documento não está sujeito à votação. Os associados podem ter acesso e ler todo diagnóstico apresentado pela consultoria para ajudá-los em decisões futuras.

Onde os encontro?

Diagnóstico Accenture

A Cassi divulga o relatório anual no seu site para que todos os associados tenham acesso de forma simples e rápida. Além disso, o documento sempre é publicado em um jornal de grande circulação nacional.

Está disponível no site da Cassi. Todos os associados podem ter acesso pelo ambiente “logado”. Clique aqui e consulte índice remissivo, com sugestão de leitura.

Diagnóstico Accenture

É possível votar pelo site ou pelo App da Cassi, pelo TAA ou via SisBB, Pessoal, tanto na opção 41, como na 48. Clique aqui e confira como votar em todos os canais, seja funcionário da ativa ou aposentado.

Não há votação para este documento.