Entidades participaram de reunião para conhecer proposta do Banco do Brasil para a Cassi
Na última terça-feira, 24 de abril, a ANABB participou de nova Mesa de Negociações da Cassi. Também participaram as entidades representativas do funcionalismo – Contraf/CUT, Contec, AAFBB, Faabb os diretores eleitos da Cassi, Humberto Almeida e William Mendes, e dirigentes do Banco do Brasil. A ANABB foi representada pelo presidente, Reinaldo Fujimoto, e pelo vice-presidente de Relações Institucionais, João Botelho.
O Diretor de Gestão de Pessoas do BB, José Caetano de Andrade Minchillo, iniciou a reunião apresentando, em caráter reservado às entidades, a proposta do Banco para as mudanças na Cassi. Segundo o dirigente, a proposta não seria aberta aos associados por se tratar de uma versão preliminar, feita com base no relatório da consultoria Accenture.
O dirigente do BB enfatizou que as entidades poderiam discutir a proposta em suas bases, buscar melhorias nos pontos considerados relevantes e apresentar, inclusive, uma contraproposta. “A ideia era que o documento fosse construído com a participação das entidades que compõem a mesa de negociação e representam os associados da Cassi. Com as contribuições que as entidades fariam, a proposta seria novamente analisada para, então, ser apresentada aos associados”, esclarece Reinaldo Fujimoto.
Após a apresentação do Banco, como é de praxe, as entidades se reuniram para construção de um texto informativo aos associados, contendo um resumo da reunião com a unificação do pensamento das entidades representativas.
No entanto, em desacordo com a decisão firmada em Mesa de Negociação, a Contraf/CUT e a Contec divulgaram por meio eletrônico alguns itens da proposta preliminar do Banco do Brasil.
INFORMATIVO DAS ENTIDADES SOBRE A REUNIÃO
Após as discussões na Mesa de Negociação da Cassi, as entidades se reuniram e construíram um texto informativo sobre o andamento das negociações com o Banco do Brasil, para divulgar aos associados.
ACESSE O INFORMATIVO NA ÍNTEGRA
QUEBRA DE ACORDO
A ANABB lamenta o fato de a Contraf-Cut e a Contec divulgarem propostas preliminares, apresentadas em caráter reservado pelos seguintes motivos:
A ANABB reforça o compromisso em defesa dos interesses dos associados em todas as instâncias. “Defendemos que os associados, que são os verdadeiros donos da ANABB, da Cassi e de todas as outras entidades, tenham acesso a todas as informações, mas elas precisam ser repassadas sempre com total senso de responsabilidade, para evitar consequências indesejadas para o funcionalismo do BB”, ressalta Reinaldo Fujimoto.
BOLETIM DO BANCO DO BRASIL
O Banco do Brasil divulgou um boletim para os funcionários informando sobre as tratativas na Mesa de Negociações da Cassi e ressalta que proposta é inicial ainda está em de negociação.