× Modal
< Voltar


Futuro da Cassi

ANABB lamenta quebra de acordo na Mesa de Negociações da Cassi

Entidades participaram de reunião para conhecer proposta do Banco do Brasil para a Cassi


Em 27.04.2018 às 10:22 Compartilhe:

Na última terça-feira, 24 de abril, a ANABB participou de nova Mesa de Negociações da Cassi. Também participaram as entidades representativas do funcionalismo – Contraf/CUT, Contec, AAFBB, Faabb os diretores eleitos da Cassi, Humberto Almeida e William Mendes, e dirigentes do Banco do Brasil. A ANABB foi representada pelo presidente, Reinaldo Fujimoto, e pelo vice-presidente de Relações Institucionais, João Botelho.

O Diretor de Gestão de Pessoas do BB, José Caetano de Andrade Minchillo, iniciou a reunião apresentando, em caráter reservado às entidades, a proposta do Banco para as mudanças na Cassi. Segundo o dirigente, a proposta não seria aberta aos associados por se tratar de uma versão preliminar, feita com base no relatório da consultoria Accenture.

O dirigente do BB enfatizou que as entidades poderiam discutir a proposta em suas bases, buscar melhorias nos pontos considerados relevantes e apresentar, inclusive, uma contraproposta. “A ideia era que o documento fosse construído com a participação das entidades que compõem a mesa de negociação e representam os associados da Cassi. Com as contribuições que as entidades fariam, a proposta seria novamente analisada para, então, ser apresentada aos associados”, esclarece Reinaldo Fujimoto.  

Após a apresentação do Banco, como é de praxe, as entidades se reuniram para construção de um texto informativo aos associados, contendo um resumo da reunião com a unificação do pensamento das entidades representativas.  

No entanto, em desacordo com a decisão firmada em Mesa de Negociação, a Contraf/CUT e a Contec divulgaram por meio eletrônico alguns itens da proposta preliminar do Banco do Brasil.

 

INFORMATIVO DAS ENTIDADES SOBRE A REUNIÃO

Após as discussões na Mesa de Negociação da Cassi, as entidades se reuniram e construíram um texto informativo sobre o andamento das negociações com o Banco do Brasil, para divulgar aos associados.  
ACESSE O INFORMATIVO NA ÍNTEGRA

 

QUEBRA DE ACORDO

A ANABB lamenta o fato de a Contraf-Cut e a Contec divulgarem propostas preliminares, apresentadas em caráter reservado pelos seguintes motivos:

  1. Ao divulgar, sem o consentimento de todos os envolvidos, uma proposta ainda não finalizada, a Contraf/CUT e Contec dificultam o processo de discussão, uma vez que os associados, como não participaram da reunião com o Banco, podem não compreender o contexto geral das propostas.
  2. A divulgação intempestiva pode levar o funcionalismo do BB a entender equivocadamente que não há espaço para melhorar a proposta, quando ficou claro na reunião que se trata de proposta preliminar, a ser aperfeiçoada pelo conjunto das entidades que compõem a mesa de negociação, após consultarem suas bases e levar em conta a realidade dos associados da Cassi;
  3. As entidades que compõem a Mesa de Negociação devem honrar o que é acordado nas reuniões, sob o risco de enfraquecimento das negociações e perda da credibilidade junto ao BB.

A ANABB reforça o compromisso em defesa dos interesses dos associados em todas as instâncias. “Defendemos que os associados, que são os verdadeiros donos da ANABB, da Cassi e de todas as outras entidades, tenham acesso a todas as informações, mas elas precisam ser repassadas sempre com total senso de responsabilidade, para evitar consequências indesejadas para o funcionalismo do BB”, ressalta Reinaldo Fujimoto.  

 

BOLETIM DO BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil divulgou um boletim para os funcionários informando sobre as tratativas na Mesa de Negociações da Cassi e ressalta que proposta é inicial ainda está em de negociação.

ACESSE O BOLETIM NA ÍNTEGRA

Fonte: Agência ANABB