× Modal
< Voltar


Observatórios Sociais

OSB prestigia lançamento do programa Educação Cidadã

Parceria entre CGU e MEC amplia o ensino de ética e cidadania nas escolas públicas


Em 28.03.2018 às 18:48 Compartilhe:

O presidente do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), e Vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, representando o Observatório Social do Brasil (OSB), prestigiou, nesta quarta-feira (28/3), o lançamento do Programa Educação Cidadã. A solenidade contou com as presenças dos ministros da Transparência, Wagner Rosário, da Educação, Mendonça Filho, do pai da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, além de dezenas de convidados.

O programa é uma parceria entre Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério da Educação (MEC), com a colaboração do Instituto Maurício de Sousa. O objetivo é ampliar as ações de educação cidadã, incluindo o Programa Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania, que promove o debate e a reflexão sobre o tema nas escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), de forma contínua e com material didático de qualidade.

A solenidade, que teve duração de pouco mais de 1 hora, foi marcada pelo depoimento emocionado de Maurício de Sousa que destacou a importância do programa de ampliar as ações de Ética e Cidadania, algo muito buscado nos dias atuais. “Um projeto como esse, tem tudo para mudar vidas, em especial dessa nova geração, de nossas crianças”, destacou o desenhista.

Mais cedo, o ministro da Educação, Mendonça Filho, enalteceu a parceria entre os órgãos e a importância do programa voltado para ações cidadãs nas escolas. “É impossível que a gente possa ter um salto de qualidade em termos de governança no Brasil, se por ventura a gente não cuidar da base, que é a educação, e educação gerando oportunidades de acesso a conteúdos adequados à aprendizagem, de acordo com a faixa etária de cada criança.”

O Ministro da Transparência, Wagner Rosário, agradeceu as diversas pessoas e entidades envolvidas no desenvolvimento do programa, e enalteceu as iniciativas desenvolvidas pelo Ministério da Educação, na figura do ministro Mendonça Filho.

O presidente do IVC, Douglas Scortegagna, que representou o OSB, enalteceu a iniciativa. “Desenvolver ações de Ética e Cidadania e Educação junto à nova geração de crianças é algo que deve ser copiado por mais segmentos da sociedade civil. Devemos nos envolver cada vez mais com esse tema imprescindível para o desenvolvimento do país de forma geral”.

Confira a capa do gibi especial do programa Educação Cidadã:

Veja mais na galeria

Dezenas de pessoas prestigiaram o evento
1 de 8
Fonte: Agência ANABB