× Modal
< Voltar


Cassi

Entidades participam da 4ª prestação de contas do Acordo Cassi

Reunião tratou das informações financeiras e dos resultados do levantamento feito pela Consultoria Accenture


Em 12.12.2017 às 21:06 Compartilhe:

Foi realizada nesta terça-feira (12/12), a 4ª Prestação de Contas do Memorando de Entendimentos, referente ao último trimestre de 2017. A iniciativa é resultado das ações do acordo assinado entre Banco do Brasil, Cassi e entidades ligadas aos funcionários da ativa e aposentados - ANABB, AAFBB, FAABB, Contec e Contraf/CUT.

Participaram pela ANABB, o presidente Reinaldo Fujimoto, e o vice-presidente de Relação Institucionais, João Botelho.

A Diretoria da Cassi apresentou dados financeiros até setembro de 2017 e fez projeções até novembro deste ano. Além disso, prestou informações referentes ao ressarcimento efetuado pelo BB em conjunto com as contribuições extraordinárias pagas pelos associados, que deverão ser feitas até dezembro de 2019. A Diretoria informou que o ressarcimento feito pelo Banco será reajustado pelo Fipe Saúde em dezembro, com impacto em janeiro de 2018. O índice usado para reajustar despesas médicas (Fipe Saúde) está em torno de 8% ao ano. Para efeito de comparação, o reajuste dos funcionários da ativa foi de 2,75% (INPC + 1,0%) e dos aposentados, em janeiro/2018, ficará em torno de 2,5%.

Sobre a situação financeira da Caixa de Assistência, os dados apresentados mostraram uma situação que requer medidas emergenciais para restabelecer o equilíbrio financeiro da entidade,medidas estas que, segundo a Diretoria, já estão sendo discutidas.

Os participantes da reunião tomaram conhecimento também dos estudos realizados pela empresa de consultoria Accenture, contratada para análise e revisão de processos e sistemas da Cassi, conforme prevê o memorando de Entendimentos. O levantamento feito pela contratada aponta para a necessidade de revisão e elaboração de planejamento bem definido na área tecnológica e de sistemas, para  melhor acompanhamento dos participantes, assistidos e dependentes. A consultoria apontou também para a necessidade de ampliar a Estratégia de Saúde da Família, CliniCassis, e outros programas.

Até o final do ano, a consultoria apresentará relatório final à Diretoria da Cassi para implantação de medidas para a melhoria dos processos de gestão. Os dirigentes da Caixa de Assistência apresentarão quais medidas serão tomadas a curto prazo, com foco principalmente na melhoria das perspectivas de caixa e de solvência (capacidade de uma operadora de honrar seus compromissos com os beneficiários e prestadores de serviços).

As entidades representativas solicitaram que, tão logo aprovadas no Conselho Deliberativo, as medidas sejam anunciadas na Mesa de Negociação, em nova Prestação de Contas com data a ser definida até o final de janeiro.

Veja mais na galeria

O presidente da Cassi Luís Aniceto Cavicchioli e o gerente de Estratégia da Consultoria Accenture Strategy Rodrigo Rocha
1 de 5
Fonte: Agência ANABB