× Modal
< Voltar


Observatórios Sociais

TCU assina acordo de cooperação técnica com Observatório Social do Brasil

A ação marca o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9/12


Em 11.12.2017 às 13:44 Compartilhe:

Nesta sexta-feira (8/12), o Tribunal de Contas da União (TCU) assinou um acordo de cooperação técnica com o Observatório Social do Brasil (OSB) e outras organizações não governamentais para o fomento do controle social. A ação marca o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9/12.

O acordo multilateral com o TCU envolve o Observatório Social do Brasil e as ONGs Amigos Associados de Ribeirão Bonito, Instituto de Fiscalização e Controle e Transparência Brasil. O objetivo é promover o treinamento, o intercâmbio de conhecimento e as ações de participação da sociedade na fiscalização dos atos públicos.

O vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna, participou da cerimônia, pois a Associação apoia os OSB desde 2013. “O acordo com o TCU mostra como o trabalho social dos observatórios é de extrema importância para a sociedade. Um reconhecimento que fortalece a atuação desses voluntários que prestam um grande serviço à nossa sociedade no combate à corrupção. E a ANABB preza por iniciativas que realmente façam a diferença”, ressalta Scortegagna.

A expectativa do Tribunal, expressa na Carta ao Controle Social, é que esse processo de colaboração permita maior capilaridade das ações de fiscalização, potencializando melhores resultados para a sociedade. A intenção é ampliar os espaços e a efetividade de iniciativas de participação da sociedade nas atividades a cargo do TCU.

O documento formaliza o acordo e prevê o desenvolvimento das competências de controle social como treinamentos, encontros, seminários; aperfeiçoamento dos canais de comunicação entre os participantes; intercâmbio de conhecimentos, informações e pesquisas; participação no processo de planejamentos das instituições signatárias; ações conjuntas no sentido de avaliar, orientar e monitorar a gestão pública; e divulgação dos resultados dos trabalhos realizados em conjunto.

 

Veja mais na galeria

Vice-presidente de Comunicação da ANABB, Douglas Scortegagna
1 de 2
Fonte: Agência ANABB