Encontro teve como objetivo o alinhamento de estratégias de embate às minutas que ameaçam as autogestões
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (25/10), na sede da ANABB, em Brasília, reunião entre membros da diretoria executiva da Associação, presidente Reinaldo Fujimoto e vice-presidentes Graça Machado, Douglas Scortegagna e João Botelho, e o presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (FENACEF), Edgar Antônio Bastos Lima.
O Encontro teve como objetivo o alinhamento de estratégias de embate às minutas de resoluções da CGPAR, bem como o estreitamento de relações institucionais entre as entidades representativas das empresas estatais federais. Vale destacar que a FENACEF, que também possui sede em Brasília, representa 27 associações de funcionários aposentados da Caixa Econômica, localizadas em todos os estados brasileiros, denominadas de AEA (Associação de Economiários Aposentados).
O presidente da FENACEF, Edgar Antônio, que participou do Seminário da ANABB, sobre as resoluções, no dia 15 de setembro, demonstrou elevada preocupação quanto aos prejuízos que poderão ocorrer, nas autogestões a exemplo da Cassi e do Saúde Caixa, caso as minutas de resoluções CGPAR sejam aprovadas.
No encontro os participantes reforçaram mais uma vez que é imprescindível que as entidades atuem em conjunto com vistas a definir ações de enfrentamento das iminentes ameaças apresentadas às operadoras de autogestão. Ficou alinhado as seguintes ações conjuntas iniciais:
Além das ações iniciais, foi abordado que, por se tratar de resolução, cuja aprovação independe do poder Legislativo, é necessária a realização de tratativas no âmbito do Ministério do Planejamento. Ao final da reunião as entidades convencionaram a formação de uma coalizão para desenvolvimento de estratégias, de forma conjunta, junto aos poderes Legislativo e Executivo.
SAIBA MAIS
Confira matéria de capa do jornal ação 246 sobre o Seminário ANABB - Minutas de Resolução CGPAR
Confira matérias publicadas na agência de notícias sobre a Resolução CGPAR