× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Pessoas com mais de 70 anos podem sacar o total das cotas de PIS/PASEP

15,5 milhões de pessoas que contribuíram para o Fundo não sabem dos créditos que possuem


Em 15.08.2017 às 11:10 Compartilhe:

Quem contribuiu para o Fundo PIS/PASEP até o ano de 1988 tem direito de receber anualmente os rendimentos de suas cotas. Essas pessoas também possuem o direito ao saque total das cotas em caso de aposentadoria, doença e se tiver idade acima dos 70 anos. Em caso de morte, os saldos do principal devem ser pagos aos dependentes.

Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU) verificou que cerca de 15,5 milhões de pessoas que contribuíram para o Fundo não sabem dos créditos que possuem. Foram constatadas falhas no controle interno do Fundo PIS/PASEP, que impossibilitou a identificação de cotistas aposentados, falecidos e maiores de 70 anos, por exemplo.

A CGU também verificou que não é possível identificar se 49% dos cotistas possuem conhecimento a respeito dos créditos a que têm direito. Por isso, foi determinado que os gestores façam uma ampla divulgação sobre o Fundo PIS/PASEP. Além disso, a Controladoria recomendou melhorias no controle interno e no acompanhamento dos recursos, como a inclusão do CPF no sistema da Caixa para evitar a geração de mais de uma conta por cotista.

Clique aqui para consultar a lista completa de documentos que podem comprovar o direito de saque.

Fonte: Agência ANABB