× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB prestigia palestra sobre regulamentação do lobby no Brasil

Em pauta estava o debate sobre a atividade de Relações Institucionais e Governamentais e a regulamentação do lobby no Brasil


Em 03.08.2017 às 11:14 Compartilhe:

Aconteceu, na manhã desta terça-feira (01/08), palestra com o político e empresário americano Mark Kennedy sobre a atividade de Relações Governamentais e o crescente mercado do “lobby” no cenário brasileiro, dada a sua importância na área de Relações Institucionais. O evento, que ocorreu na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi organizado pela própria Confederação, em parceria com a Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) e o IERPP (Instituto de Estudos em Relações Governamentais e Políticas Públicas) e contou com a presença de representantes de diversos segmentos comerciais, de associações, e de políticos, como a deputada Cristiane Brasil (PDT-RJ), relatora do projeto substitutivo que se propõe a regulamentar a atividade de “lobby” no país. A ANABB esteve representada pelos assessores da vice-presidência de Relações Institucionais e da vice-presidência de Comunicação.

A palestra do Professor Kennedy teve como base o seu livro, recém-lançado nos Estados Unidos, Shapeholders – Business Success in the Age of Activism. O político republicano, que foi deputado por três mandatos pelo Estado de Minnesota, e é atualmente presidente da Universidade da Dakota do Norte, abordou, entre outras coisas, a maneira como o lobby foi regulamentado e é atualmente praticado nos Estados Unidos e a importância da figura do agente de Relações Governamentais ao ambiente político. Considerando a relevância deste agente na interação entre os setores público e privado, foi tratada, ainda, a necessidade de se desvincular a imagem do “lobista” da ideia de corrupção, razão pela qual se faz imprescindível que ocorra a regulamentação.

Ao final do evento, os participantes fizeram perguntas para o palestrante sobre a influência das mídias sociais no cenário político e na formação de opiniões. Foi abordada, também, a tramitação da proposta para regulamentar a atividade do agente de Relações Governamentais no Brasil, além do avanço do tema do país, com a ampliação do mercado nesta área. O palestrante encerrou a sua fala afirmando a necessidade de que a atividade seja pautada na transparência, para que assim se ganhe a confiança da população.

 

Veja mais na galeria

Político americano Mark Kennedy em palestra na CNI
1 de 5
Fonte: Agência ANABB