× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

IVC patrocina construção de cisternas para a comunidade de Piripiri, no Piauí

Parceria do Instituto com Comitê Betinho e a Obra Kolping vai beneficiar 60 famílias


Em 28.07.2017 às 16:38 Compartilhe:

Quinze famílias do sertão do Piauí, da cidade de Piripiri, serão as primeiras beneficiadas com a construção de cisternas pelo projeto “Águas que Transformam Vidas” do Comitê Betinho, patrocinado pelo Instituto VIVA CIDADANIA (IVC). No total, o projeto contemplará 60 famílias rurais de baixa renda.

Cada cisterna custa R$ 1.800,00 e armazena 16 mil litros de água da chuva ou dos carros-pipas, utilizáveis para beber e cozinhar. As cisternas estão sendo construídas em parceria com a Obras Kolping/PI.

Para Douglas Scortegagna, presidente do IVC, o trabalho realizado pelo Comitê Betinho e pela Obra Kolping/Piauí  resgata o senso da solidariedade, um pouco esquecido. "Ao proporcionar às comunidades e às famílias, que vivem em uma situação bastante crítica, uma possibilidade de conquistar o bem maior da vida, a água, restituímos um pouco da dignidade dessas pessoas”, ressalta.

O presidente do Comitê Betinho, José Roberto Vieira Barboza, comemora mais esta parceria com o Instituto. "Esse apoio é muito gratificante para as ações que o Comitê desenvolve no Sertão Nordestino. É uma ação consistente que reconhece nosso trabalho", afirma. Em 2015,  o  Comitê recebeu do Viva Cidadania o prêmio Categoria Livre, no valor de R$ 20 mil. "Esses recursos  foram integralmente investidos em 11 cisternas no sertão do Ceará. Assim, com apoio do IVC construiremos 71 cisternas", destaca.

Os reservatórios, além de garantir água de qualidade, trará benefícios à saúde da comunidade atendida. O presidente da Obra Kolping Piauí, Francisco Machado Santana ressalta a importância desse projeto.  "Estas entidades são os alicerces que nos ajudam a construir cidadania e a melhorar consideravelmente a qualidade de vida de 60 famílias de Piripiri", argumenta.

A construção de cisternas pelo Comitê Betinho começou em 1998. Até 2016, foram entregues 668 reservatórios, beneficiando cerca de 4.000 pessoas.

 

 

Fonte: Agência ANABB