× Modal
< Voltar


ANABB

Emílio Rodrigues: Um legado de dedicação e alegria

Ex-presidente da ANABB, Emílio Rodrigues, faleceu na noite desta quinta-feira (27/7)


Em 28.07.2017 às 13:58 Compartilhe:

Onde Emílio Santiago Ribas Rodrigues chegava abria um grande sorriso e falava: “Você já sorriu hoje? Tá todo mundo feliz?”. Todos que trabalharam com ele têm essa expressão bem viva na memória. Emílio era visto por todos como uma pessoa generosa, bondosa e muito bem humorada.

Foi com muita tristeza que a ANABB recebeu a notícia da partida precoce de Emílio e toda a sua alegria, que irão fazer muita falta em nosso meio. Sua simpatia era contagiante e, por mais que se tente, ninguém consegue lembrar de momentos em que estivesse de mau humor. Ele sempre tinha uma palavra de conforto e de estímulo para todos. 

Sensível às necessidades dos que estavam ao seu redor, partia para a prática e ajudava a levantar o astral dos colegas. Ele dizia: “Problemas foram feitos para serem resolvidos e não para abater as pessoas. Vamos ficar alegres e resolver os problemas”. 

Com tanto potencial para trazer ânimo às pessoas, Emílio escreveu livros e ministrava palestras de auto ajuda e espiritualistas. Uma de suas últimas palestras foi realizada em abril e teve como tema “Provisão Infinita”, baseada no livro “Você pode curar a si mesmo”. 

Emílio foi também um gestor dedicado. Na ANABB, dedicou 25 anos de sua vida. Foram muitos desafios, lutas e conquistas em defesa dos associados.  Seu primeiro mandato como presidente da Associação ocorreu no período da reforma do Estatuto, de julho de 1992 a março de 1993. Emílio assumiu a presidência pela segunda vez em dezembro de 1993 e permaneceu até dezembro de 1995 em substituição ao presidente Artur Emílio Prellvitz. 

"A nova Diretoria trabalhará na defesa dos interesses do funcionalismo do BB. Essa é a marca da ANABB", disse Emílio Rodrigues ao assumir seu terceiro mandato como presidente da Associação, no período de junho de 2010 a janeiro de 2012.

Os mandatos de Emílio como diretor da ANABB seguiram a seguinte ordem: diretor de Assuntos Externos e Parlamentares (Mar/1993 a Jan/1994); diretor de Relações Funcionais, Aposentadoria e Previdência (Dez/1995 a Jan/1999); diretor de Relações Externas e Parlamentares (Jul/2004 a Jan/2006); diretor de Relações Externas e Parlamentares (Jan/2006 a Jan/2009); vice-presidente de Relações Funcionais (Jan/2009 a Jun/2010); e vice-Presidente de Relações Funcionais (Jan/2012 a Mar/2012). Nos períodos em que não esteve compondo a Diretoria Executiva, Emílio foi membro do Conselho Deliberativo até o mandato atual, que teve início em janeiro de 2016. Além dos cargos de gestão na Associação, Emílio também foi presidente da ANABBPrev e da COOP-ANABB. 

Com um sorriso iluminado, muita disposição ao trabalho e um coração generoso. É dessa forma que todos nós sempre nos lembraremos de Emílio. 

Mais um pouco de sua história
Emílio Santiago nasceu em 6 de fevereiro de 1956 em Alegrete (RS). Tomou posse no Banco em 30 de abril de 1980. Antes de presidir a ANABB, foi presidente da AABB em Alegrete. Foi delegado na Cooperforte de setembro de 1996 a dezembro de 1997. Formou-se em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) em 1997. Foi conselheiro fiscal da Cassi.
 

Veja mais na galeria

Emílio participou dos Encontros ANABB
1 de 15
Fonte: Agência ANABB