× Modal
< Voltar


ANABB

ONG Ação da Cidadania consegue liminar na justiça para permanecer na Zona Portuária do RJ

A entidade recorreu ao Judiciário para interromper o processo de despejo da organização do Galpão Dom Pedro II


Em 23.06.2017 às 16:23 Compartilhe:

A justiça federal concedeu nesta sexta-feira (23/6) liminar em favor da ONG Ação da Cidadania. A entidade recorreu ao Judiciário para interromper o processo de despejo da organização do Galpão Dom Pedro II, situado na zona portuária do Rio, mais conhecido como Galpão da Cidadania, que ocupa desde o ano 2000.

A ANABB tem acompanhado o caso e divulgado informações em torno do problema. A ong foi fundada há 24 anos pelo sociólogo e ativista Herbert de Souza, o Betinho, com sede localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A intenção da Prefeitura Municipal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é utilizar o Galpão Docas Pedro II, de mais de seis mil metros quadrados, para abrigar um museu.

O tema ganhou repercussão também na mídia televisiva. No último dia 21 de junho, a TV Brasil divulgou matéria jornalística explicando o problema enfrentado pela ONG que utiliza o local, há 17 anos, no desenvolvimento de projetos de capacitação e empreendorismo para a população carente. Além disso, o local abriga o Centro Cultural Ação da Cidadania utilizado para eventos, filmagens, festivais, feiras, congresso e seminários. Confira a íntegra da matéria e entenda mais sobre o assunto.

ANAB E IVC SÃO CONTRA AÇÃO DE DESPEJO

A ANABB e o Instituto VIVA CIDADANIA (IVC) são contra a ação de despejo, e apóiam e incentiva as pessoas a assinarem a petição, lançada pela Ação da Cidadania, que tenta evitar a intenção da prefeitura carioca.

Solidária com a ONG e ciente da importância da continuidade do trabalho social desenvolvido naquele local, o vice-presidente de Comunicação da ANABB e presidente do IVC, Douglas Scortegagna, fez uma visita na última terça-feira (20/06) ao presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia.

Na ocasião da visita de cortesia, Douglas entregou ao presidente da OAB um histórico sobre a ação de despejo que a ONG Ação da Cidadania enfrenta. Lamachia foi bastante receptivo com os assuntos discutidos no encontro.

Fonte: Agência ANABB