× Modal
< Voltar


Observatórios Sociais

Congresso do Pacto Pelo Brasil começa na próxima segunda, 8/5

O Juiz Federal Sergio Moro será um dos palestrantes do evento


Em 04.05.2017 às 09:36 Compartilhe:

As inscrições gratuitas para o 1º Congresso do Pacto Pelo Brasil, com o tema Calamidades x Eficiência da Gestão Pública, ainda podem ser realizadas. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 8/5, e segue até o dia 11 de maio de 2017, no Campus da Indústria/FIEP, em Curitiba. Com a iniciativa do Observatório Social do Brasil (OSB), os painéis temáticos do evento apresentarão as calamidades encontradas nas gestões pública e empresarial, os fatores que favorecem a corrupção nestes segmentos e o impacto na qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão.

Faça sua inscrição no 1º Congresso do Pacto Pelo Brasil clicando aqui ou entre em contato com a organização do evento pelo e-mail secretaria2@osbrasil.org.br ou pelo telefone (41) 3307-7058.

O juiz federal Sergio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol estão entre os principais participantes do Congresso. Será disponibilizado um link para que o evento seja transmitido ao vivo pela internet.

O Congresso tem o objetivo de mostrar que as calamidades na gestão pública podem ser superadas com controle, gestão profissional, transparência e participação do cidadão. Além disso, o Congresso vai propor uma agenda positiva para os públicos envolvidos, promover a cooperação técnica entre os OS e consolidar alianças estratégicas nacionais para a eficiência da gestão pública e prevenir a corrupção.

O presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, disse que, só nos dois primeiros meses deste ano, a cada dia, duas prefeituras decretaram estado de calamidade financeira porque falta planejamento, eficiência na gestão, transparência e controle.

A ANABB, como uma das patrocinadoras do evento, mais uma vez apoia essa iniciativa do OSB, que dissemina a conscientização do combate à corrupção no país. A Associação contará com um estande durante a realização do Congresso.

Programação

Na programação de 8 a 10/5, constam uma série de painéis, onde serão debatidos assuntos relativos ao tema do Congresso, como o painel Calamidades na Condução das Empresas, Eficiência e Boas Práticas em Compliance/Integridade nos Negócios, Calamidades, Eficiência e Boas Práticas nas Prefeituras, além de Calamidades, Eficiência e Boas Práticas nos Órgãos Oficiais de Controle.

O evento contará com participações de Deltan Dallagnol, procurador da República; Jorge Hage, ex-ministro da CGU; Emerson Melo, da KPMG; Camila Araújo, da Deloitte; Reynaldo Goto, da Siemens e Pacto Global; Bruno Quick, do Sebrae Nacional; Luis Filipe, da Revista Época; e de Luizão Goulart, ex-prefeito de Pinhais-PR, entre outros.

No dia 11/5, serão discutidos os resultados e a atuação dos Observatórios Sociais, palestra com Sephan Garcia, do Open Brazil, Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas, Plano de ações conjuntas em 2017, Oficina de boas práticas dos OS e gravação do programa TvOSB de Boas Práticas.

Confira a programação completa

Novidade tecnológica

O OSB vai entregar às prefeituras, sem custo, durante o congresso, uma plataforma de pregão eletrônico para realizar licitações com mais transparência e confiabilidade. A ferramenta foi criada pela Mercado Público e Bolsa Brasileira de Mercadorias e apresenta vantagens para o poder público e para as empresas, com acesso à maior base nacional de micro e pequenas empresas do país. O objetivo é facilitar o trabalho nos processos e inibir a corrupção.

Além da entrega da plataforma, acontecerão outros eventos paralelos como o Congresso Digital sobre Transparência e Inteligência na Gestão Pública, workshops sobre Mediação e Arbitragem e sobre Integridade para Pequenos Negócios, lançamento de aplicativos e games que auxiliam na fiscalização do gasto público e assinaturas de novas parcerias. Além de tudo isso, será também realizado o 8º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais, que reunirá dirigentes técnicos e voluntários da Rede OSB de 19 estados.

Observatório Social do Brasil 

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil. Já são mais de 120 observatórios em atividade, em 19 estados, o que representa 15% de toda a população do país. O envolvimento de mais de três mil voluntários fez com que, em apenas quatro anos, mais de R$ 1,5 bilhão fossem economizados aos cofres municipais. E a cada ano, mais de R$ 300 milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente.

O trabalho feito pelo observatório possibilita, em média, a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes.

 

1º Congresso do Pacto Pelo Brasil 

Data: 8 a 11 de maio de 2017

Local: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) - Campus da Indústria

Endereço: Rua Comendador Franco (Av. das Torres), 1341 - Jardim Botânico, Curitiba - PR

Contato: Camila de Pauli, assessora de imprensa OSB – (41) 3307-7058 ou (41) 99914-0393

 

Para conferir a grade completa do evento e outras informações, acesse: www.pactopelobrasil.osbrasil.org.br 

Fonte: Agência ANABB