Instituto VIVA CIDADANIA visita projeto que apoia na Fundação Monique Leclercq, em Minas Gerais
O presidente do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), Douglas Scortegagna, visitou a Fundação Monique Leclercq na última quinta-feira, 27 de abril, em São Domingos do Prata, em Minas Gerais. O IVC apoia o projeto Aprender Matemática Surfando na Net, que a Fundação desenvolve com crianças, adolescentes e jovens carentes. O Instituto contribuiu para a aquisição de 16 computadores e outros equipamentos de informática.
O objetivo do projeto é desenvolver a autoestima e a perspectiva de futuro nos atendidos em relação aos estudos por meio do empoderamento dos recursos tecnológicos. Além disso, visa proporcionar aos alunos um programa individualizado de aprendizagem de matemática para preencher as lacunas educacionais e melhorar os resultados escolares. Outro foco é trabalhar em rede com a escola e a família e auxiliar na preparação para o ENEM e concursos públicos.
Durante a visita, o presidente do IVC conheceu as instalações do curso de informática e visitou a freira Monique Leclercq, que hoje está com 98 anos e que empresta o nome à instituição. Os próprios alunos apresentaram os equipamentos adquiridos, especialmente a lousa interativa touchscreen, com sensibilidade ao toque. “Foi uma satisfação muito grande ver os excelentes resultados do projeto. É poder ver na prática que o que investimos está de fato ajudando a mudar a vida dos beneficiados”, destacou Douglas.
A Fundação Monique Leclercq foi instituída em 1998 e hoje presta assistência a cerca de 300 crianças, adolescentes e jovens dos bairros mais carentes de São Domingos do Prata. As atividades são distribuídas por idade e incluem o reforço escolar e alimentar, artesanato, teatro, inclusão digital, jogos, esportes, dança, música, avicultura, bovinocultura, fruticultura, horticultura, meio ambiente, entre outras.
Segundo Wilson Liberatto, presidente da Fundação Monique Leclercq, em São Domingos do Prata não existem meninos ou meninas de rua, pois todos que se encontram eventualmente nessa condição são encaminhados à Fundação para participar das atividades daquela instituição.