Instituição apoiada pelo Instituto VIVA CIDADANIA promoveu a cultura local e mobilizou o município de Carmo da Mata
O presidente do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), Douglas Scortegagna, prestigiou o 1º Festival Café & Arte, realizado entre os dias 28 e 30 de abril, no município mineiro de Carmo da Mata, a cerca de 200 quilômetros de Belo Horizonte. O evento cultural foi promovido pelo Instituto de Cultura e Arte Fazer (Icafe) para dar visibilidade ao projeto social Sementes no Campo, que é apoiado pelo IVC. O objetivo do festival foi chamar a atenção dos municípios próximos sobre a importância do acesso à cultura e às artes, bem como das relações sociais e de economia da região. O evento reuniu, somente na noite do dia 29 de abril, mais de 4 mil pessoas, que assistiram ao show da banda 14 BIS e contou com ampla programação musical e gastronômica.
Milhares de pessoas passaram pelo evento durante os três dias de programação e, segundo moradores de Carmo da Mata, foi a maior festa que a comunidade já viu.
“Um evento de promoção da cultura e da arte, como esse do ICAFE, que mobiliza praticamente toda uma cidade, merece muitos aplausos”, destacou o presidente do IVC, Douglas Scortegagna.
Durante todos os dias de evento, o público se deliciou com comidas típicas preparadas por chefs mineiros, distribuídos em diversas tendas na praça da matriz, enquanto curtiam apresentações musicais e shows.
O cardápio musical foi variado. Na sexta-feira (28/04), houve apresentação de orquestra e show com a banda Creedence Cover. No sábado (29/04), houve apresentação de chorinho e show com a banda 14 bis. No domingo (30/04), apresentações de música sertaneja de raiz, de samba e de ritmos dos anos 80 animaram o público presente.
Ainda fizeram parte do evento, contação histórias para crianças; missa Conga na igreja da cidade, em homenagem à Congada, que é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, e em particular naquela região mineira; apresentação de orquestra de viola caipira, e apresentação do grupo de dança ICAFÉ que conta com o apoio do Instituto VIVA CIDADANIA.
“A festa nos proporcionou muita alegria, principalmente porque promoveu inclusão das pessoas da região (idosos e seus familiares). A apresentação do grupo de crianças do projeto Sementes no Campo foi uma emoção, pois vimos crianças tão carentes totalmente empoderadas e cheias de auto estima”, afirma Mônica Borges, presidente do Icafe.