× Modal
< Voltar


ANABB

1º DE MAIO - Parabéns Trabalhadores!

Saiba como foi criado o dia que marca a luta dos trabalhadores


Em 28.04.2017 às 18:34 Compartilhe:

Enquanto a Reforma Trabalhista encontra-se em votação no Congresso Nacional, confira a seguir perguntas e respostas sobre o Dia do Trabalho.

1. Por que existe o Dia do Trabalho? 
O Dia Internacional do Trabalho surgiu para homenagear a luta de trabalhadores por melhores condições de trabalho. No dia 1º de maio de 1886, trabalhadores de Chicago, nos EUA, organizaram uma greve geral, quando pediam a redução da jornada de trabalho de 13 horas para oito horas diárias. Centenas de manifestantes e policiais foram mortos durante os confrontos. Três anos depois o Dia do Trabalho foi oficializado em referência a essa tragédia.
 

2. Quando o Brasil oficializou o Dia do Trabalho? 
Em 1925, por um decreto do então presidente Artur Bernardes. 

 

3. Por que o Dia do Trabalho é festejado no Brasil?

Antigamente esse dia era reservado para protestos e passeatas, mas o Dia do Trabalho foi ganhando outra característica no Brasil com o Governo Getúlio Vargas. Esse governo teve forte propaganda trabalhista, que escolhia a data para anunciar leis e iniciativas que atendiam reivindicações dos trabalhadores como a Justiça do Trabalho e a CLT. Aos poucos a data foi se transformando em celebração, com festas populares e desfiles simbólicos.

 

4. Quando foi criada a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que assegurou direitos como férias e salário mínimo? 
Em 1943, com Getúlio Vargas. 

 

5. Quando foi criado e qual o objetivo do salário mínimo? 
Em 1940 e tinha o objetivo de bancar gastos básicos com alimentação, moradia, saúde, roupas, educação e lazer.

O trabalho dignifica o homem

O autor da frase acima foi Benjamim Franklin. Ela evidencia o quanto o trabalho é importante para nós e para toda a sociedade. Com o trabalho, tomamos consciência de nós mesmos e do nosso valor. Com ele, construímos e transformamos nossa realidade.

Trabalhar é uma atividade que, quando há envolvimento, nos traz satisfação, prazer, paz e equilíbrio psíquico, nos proporcionando condições físicas, além de uma vida fértil e saudável. Se trabalhamos satisfeitos, emocionalmente trabalhamos ao nosso favor.

Quando produzimos, todo o nosso organismo funciona em harmonia. Trabalhar e se sentir bem com isso nos torna felizes, contemplados, privilegiados, com maior qualidade de vida e longevidade. Por isso, a importância do trabalho vai muito além do dinheiro que recebemos por ele. Podemos dizer que o trabalho não só dignifica o homem, como também dá sentido à sua humanidade.

É por tudo isso que temos a satisfação de parabenizar a todos os trabalhadores

FELIZ DIA DO TRABALHO!

Fonte: Agência ANABB