× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

Entidade apoiada pelo Instituto VIVA CIDADANIA inaugura laboratório de informática

O presidente do IVC Douglas Scortegagna participou do evento de abertura do espaço


Em 11.04.2017 às 17:46 Compartilhe:

A Fundação o Pão dos Pobres, que recebe o apoio do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), inaugurou no dia 5 de abril, o laboratório de informática, em sua sede na cidade de Porto Alegre (RS). O presidente do IVC, Douglas Scortegagna, participou do evento de lançamento do espaço, que contou com 12 computadores e equipamentos de informática adquiridos pela parceria com o Instituto.

“A Fundação o Pão dos Pobres é uma instituição tradicional de Porto Alegre, que atende jovens carentes e o Instituto VIVA CIDADANIA vem contribuir para que eles tenham essa oportunidade de mudar de vida”, afirmou Douglas Scortegagna.  

As responsáveis pelo projeto Helena Luci e Dorilda Vivian Xavier agradeceram a parceria do IVC e enfatizou a importância da ação para a comunidade. “Este momento e muito importante para os jovens atendidos no Centro de Educação Profissional da Fundação Pão dos Pobres. Agradecemos a parceria nos projetos cuja verba possibilitou que fizéssemos a revitalização de dois espaços pedagógicos de suma importância em nossas práticas. O Laboratório de Informática é utilizado por, em média, 50 jovens por dia, 250 por semana, atendendo a todos os sete cursos que oferecemos à comunidade”, ressaltou Dorilda.

O projeto Modernização do Centro de Educação Profissional (CEP), que é apoiado pelo IVC, tem o objetivo de proporcionar aos adolescentes e jovens acolhidos pela Fundação Pão dos Pobres e que participam dos cursos ministrados pelo CEP, melhores condições de aprendizado para competir no mercado de trabalho. Os jovens beneficiados no projeto vivem em situação de vulnerabilidade social, sendo que muitos deles foram afastados da família por determinação judicial, em situação de ameaça ou violação de direitos.

Também estiveram presentes na abertura do laboratório de informática, o conselheiro deliberativo do IVC Celson Matte; o ex-conselheiro fiscal do IVC, Osvaldo Petersen e sua esposa; a representante da Fundação Maçônica Educacional (FME), Rita Salaberry; a representante da multinacional Ball, Patrícia Bittencourt e o diretor geral do Pão dos Pobres, irmão Albano Thiele.

Além do IVC, a Fundação Pão dos Pobres, conta, também, com apoio do Itaú Social e da multinacional Ball Corporation dedicada a produzir embalagens de alumínio. Durante a inauguração do novo espaço a orquestra sinfônica da Fundação realizou uma apresentação para os presentes.

Sobre o Pão dos Pobres

A Fundação o Pão dos Pobres trabalha há mais de 120 anos transformando a vida de jovens, crianças e adolescentes em situação vulnerável. Criada em 1895, a Instituição atende hoje mais de 1,3 mil crianças e adolescente em seus projetos, potencializando o seu desenvolvimento integral, construído por meio de práticas socioeducativas, preparando-os para um novo futuro.

No Centro de Educação Profissional (CEP), são formados profissionais qualificados para o mercado de trabalho desde o ano 2000. Mais de 800 jovens de 15 a 23 anos são atendidos pelo CEP em mais de 10 cursos profissionalizantes, que abrangem o ensino de profissões na área administrativa, gastronômica, mecânica, elétrica, tecnológica e musical.

A Fundação também conta com quatro unidades de acolhimento, que acomodam os acolhidos da melhor forma possível, com estrutura física baseada em apartamentos, com quatro quartos, sala, banheiro feminino e masculino, cozinha e lavanderia. A entidade possui uma equipe técnica responsável por reportar ao Juizado da Infância e Juventude a respeito da situação e progresso de cada casa de acolhimento. 

Os acolhidos também contam com o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) para que possam reconstruir seu futuro por meio da educação. Eles são acompanhados por psicólogos, assistentes sociais e podem ingressar nos cursos profissionalizantes oferecidos e, assim, são reintroduzidos à sociedade com uma nova perspectiva de vida.

 

 

Veja mais na galeria

E/D: o conselheiro deliberativo do IVC Celson Matte; o ex-conselheiro fiscal do IVC, Osvaldo Petersen; o presidente do IVC, Douglas Scortegagna; o diretor geral do Pão dos Pobres, Frei Albano Thiele e a representante da FME, Rita Salaberry
1 de 5
Fonte: Agência ANABB