A diretora do IVC Graça Machado participou dos eventos
Representantes do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC) participaram nos dias 6 e 7 de março, no Rio Grande do Sul, da entrega de certificados para apenados que fizeram os cursos nas áreas da construção civil (eletricidade básica, pintura e textura predial) e de artesanato (cartonagem). Os cursos, que agregam capacitação em aulas teóricas e práticas, integram o Projeto Sonho de Liberdade e são promovidos e executados pela Fundação Maçônica Educacional (FME) com patrocínio do IVC. As formaturas aconteceram no Presidio Regional de Passo Fundo e na Colônia Penal Agrícola General Daltro Filho em Charqueadas.
Para a Diretora de Projetos do IVC, Graça Machado, que esteve nos dois eventos, os cursos oferecidos, por meio do projeto Sonho de Liberdade, são uma prova de que tudo o que se ensina fica para o futuro. “A proposta do curso é inclusiva, ou seja, independente do nível de escolaridade dos participantes. Conheci, por exemplo, um detento analfabeto que teve a oportunidade de concluir o curso com a ajuda do professor, graças a metodologia aplicada”, disse a diretora do IVC.
As aulas aconteceram entre junho e setembro de 2016. Desenvolvido desde 2014, o projeto já formou mais de 400 detentos. O formato dos cursos foi elaborado de forma a contemplar a participação e interação de todos os alunos nas atividades práticas, ampliando conhecimento por meio da troca de experiências.
Por meio do programa Liberdade Responsável do IVC, o projeto Sonho de Liberdade busca reintegrar homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado e que estão em processo de desligamento do sistema prisional ao núcleo familiar e ao meio social, apoiando o indivíduo e intervindo em sua reabilitação.
Passo Fundo
Em Passo Fundo, 54 alunos receberam certificados. Participaram da formatura: o diretor regional da ANABB (Direg RS 49), Hermes Saldanha; a Diretora do Departamento de Tratamento Penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários do RS (Susepe), Mara Minotto; o delegado da 4ª Delegacia Penitenciária Regional, Rosálvaro Portella; o diretor do presídio, Renato Garlet; o presidente do Conselho Penitenciário, Vinícius Toazza; além dos representantes da FME, entre eles, José Nivaldo Brum (presidente) e Rita de Cássia Salaberry (coordenadora de projetos), e técnicos e agentes da unidade prisional.
Charqueadas
Em Charqueadas, 42 alunos concluíram o curso e foram certificados. Destes, 18 receberam o certificado no evento. Os demais certificados foram entregues para a Diretora da Unidade Prisional que se encarregará de entregar para os demais alunos que já progrediram de pena.
Participaram do evento: o conselheiro deliberativo do IVC, Celson Matte; o representante do Conselho de Usuários da Cassi no RS, Ricardo Maeda; os representantes da Superintendência dos Serviços Penitenciários do RS (Susepe), Morgana Teodoro Rodrigues e Edson Murliki Barbosa; os representantes do presídio, Maria Celina Pereira de Azevedo e Gustavo Swhartz.
A coordenadora de projetos da FME, Rita de Cássia Salaberry, acredita que os cursos são o primeiro passo de um processo de ressocialização do preso. “Em algumas regiões do estado, por onde o projeto passou, a Fundação já conseguiu abrir vagas de trabalho para ex-detentas com aproveitamento de alto nível”.