× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB orienta sobre depósitos consignados da Previ para os associados

Associados têm procurado a ANABB em busca de informações sobre a origem de créditos efetuados pela Previ


Em 14.02.2017 às 14:19 Compartilhe:

Diversos associados têm recebido notificação do Banco do Brasil de depósito em consignação feito pela Previ em seu favor. Após esse recebimento, eles precisam aceitar ou recusar o crédito em até 10 dias da notificação. Muitos desses associados têm procurado a ANABB para obter informações sobre a origem desse crédito efetuado pela Previ, pois desconhecem a que se refere e questionam se tratar de alguma ação conduzida pela ANABB.

Nesses casos, a ANABB orienta que o associado verifique se ajuizou alguma ação trabalhista particular contra o Banco junto ao seu advogado ou, no caso de ação coletiva, junto ao sindicato de sua região. Se a ação ajuizada foi vitoriosa, como por exemplo ações de sétima e oitava horas (hora-extra) ou de anuênios, o Banco deve ter feito o crédito dos valores ao associado, o que pode ter acarretado algum pedido de reflexo sobre o cálculo da aposentadoria da Previ e repasse de valores do Banco à Caixa de Previdência. 

A Previ, no entanto, entende que não é possível incluir esses valores no cálculo dos benefícios e está devolvendo a verba ao associado. É por isso que os associados estão recebendo as notificações de depósito de consignação em pagamento efetuado pela Caixa de Previdência junto ao BB. O advogado ou sindicato responsável pela ação que originou o crédito poderá orientar a respeito do recebimento ou recusa dos valores.

Vale lembrar que a ANABB não atua no ajuizamento de ações trabalhistas por previsão constitucional, que determina a competência dos sindicatos nesse tipo de ação. 
 

Fonte: Agência ANABB