× Modal
< Voltar


Observatórios Sociais

Trabalho dos Observatórios sociais é destaque na revista Época

Edição que chegou às bancas na segunda-feira (06/02) mostra o poder dos cidadãos que fiscalizam


Em 07.02.2017 às 09:58 Compartilhe:

O trabalho da rede Observatório Social do Brasil (OSB) continua a ser destaque na mídia. A edição da semana da revista Época, que chegou às bancas na segunda-feira (06/02), mostra que R$ 1,5 bilhão foi a economia estimada pelo observatório com a atuação dos grupos de cidadãos fiscais entre 2013 e 2016.

A publicação destaca também algumas ações eficientes desenvolvidas nos Observatórios da região sul como Paranaguá/PR; Londrina/PR; Itajaí/SC; Porto Alegre/RS; e Ponta Grossa/PR que economizaram milhões de reais para os cofres públicos. Somente nesta última houve, no ano de 2015, a economia de R$ 2 milhões com a revisão de um edital de compras de carrinho de limpeza. No edital original a prefeitura de Ponta Grossa se dispunha a comprar os equipamentos com o valor 48 vezes maior que o de mercado.

A matéria da revista Época - "Fronteiras da Cidadania" - mostra a atuação dos observatórios na fiscalização dos gastos públicos, principalmente no acompanhamento de licitações e dos gastos de prefeitos e vereadores, além de depoimentos de dirigentes do OSB.

O OS é um espaço democrático e apartidário, que reúne o maior número de entidades representativas da sociedade civil em sua estrutura.A ANABB auxilia financeiramente para manutenção dos OS de Campo Grande (MS), Santo Antonio de Jesus (BA), Campos Gerais – Ponta Grossa (PR), Pelotas e Erechim (RS).

Fonte: Agência ANABB