× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

Inaugurada na Cidade Estrutural fábrica de bolas com apoio do Instituto VIVA CIDADANIA

A solenidade contou com a presença de dezenas de associados da Cooperativa Sonho de Liberdade, que tem nela um meio de sobrevivência


Em 16.01.2017 às 18:11 Compartilhe:

A cooperativa Sonho de Liberdade inaugurou uma fábrica de bolas na Cidade Estrutural, nesta segunda-feira, 16 de janeiro, em Brasília. A iniciativa faz parte do projeto Costurando a Liberdade, que é patrocinado pelo Instituto VIVA CIDADANIA (IVC).  Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Instituto, Douglas Scortegagna, que também é vice-presidente de Comunicação da ANABB, a diretora de projetos do IVC, Graça Machado, também conselheira da ANABB, e o vice-presidente de Relações Institucionais da ANABB, João Botelho. 

A Cooperativa possui sede na Estrutural, um dos bairros mais carentes do Distrito Federal, e é formada por ex-detentos, presos em regime semiaberto e outros na condicional.  Além das bolas artesanais, eles fabricam móveis e blocos de meio-fio, a partir de matéria-prima encontrada no lixão da Estrutural. O objetivo da parceria da Instituto VIVA CIDADANIA com a Cooperativa Sonho de Liberdade é, a partir da fábrica de bolas, proporcionar a geração de trabalho e renda aos detentos. 

A solenidade contou com a presença de dezenas de associados da Cooperativa Sonho de Liberdade, que tem nela um meio de sobrevivência. Também estiveram presentes autoridades como a Deputada Federal Érika Kokay (PT/DF), os administradores do Cruzeiro e Sudoeste, Reginaldo Sardinha, e da Estrutural, Evanildo Macedo, o superintendente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga, entre outros.

O presidente da Cooperativa, Fernando Figueiredo, agradeceu aos parceiros e lembrou da época em que ainda era detento, quando iniciou a fabricação de bolas. “Para o preso, participar de um projeto como esse é como se tivesse ganho na loteria. São poucas vagas para muitos presos”. Ele mencionou o Instituto VIVA CIDADANIA em sua fala, que, segundo ele, foi quem proporcionou os recursos para o início da oficina de bolas. 

O administrador da Estrutural, Evanildo Macedo, por sua vez, disse que é preciso fortalecer a comunidade por meio de iniciativas como essas, por meio da educação e do trabalho. “Essa é mais uma etapa de conquista e de vitória de todos os que aqui trabalham”, concluiu Evanildo. 

Douglas Scortegagna, presidente do IVC, contou de onde vieram os recursos para o investimento nesse projeto. Ele falou do associado Oswaldo Gebler, aposentado do BB, que doou todo o seu patrimônio ao Instituto para investimentos em projetos que proporcionem vida mais digna a pessoas em cumprimento de penas socioeducativas ou já em total liberdade e aqueles que estão com restrição de liberdade, em penitenciárias e presídios. “Recursos existem. O que faltam são pessoas que tomem iniciativas como estas”, comentou Douglas. 

Graça Machado, diretora de projetos do IVC, também falou sobre a dificuldade de se encontrar projetos com a finalidade de ajudar os detentos e ex-detentos. Ela disse ainda que o que está sendo feito hoje na cooperativa gera benefícios para toda a comunidade. E finalizou: “Com o envolvimento de todos é que se muda uma realidade social”.

As bolas que estão sendo produzidas pela Cooperativa são de excelente qualidade e podem ser adquiridas por escolas e clubes esportivos. 

Para saber mais informações sobre onde comprar as bolas entre em contato com a Cooperativa:
E-mail: sonhodeliberdade2014@hotmail.com 
Telefone: 61 996936465 
Endereço: Quadra 4, lote 25, Estrutural – Atrás da Capital Recicláveis. 

Veja mais na galeria

Fachada da Cooperativa Sonho de Liberdade
1 de 5
Fonte: Agência ANABB