Na internet e nas redes sociais têm circulado questionamentos sobre a criação do Instituto Viva Cidadania
A atuação da ANABB no incentivo a ações de cidadania não é recente. Centenas de comitês que contam com a participação voluntária de funcionários da ativa e de aposentados do Banco do Brasil já foram beneficiados ao longo de mais de duas décadas.
A preocupação com a responsabilidade social das organizações tem se tornado uma realidade no Brasil e no Mundo. Essa participação é uma forma de as entidades contribuírem para uma sociedade mais justa. E a ANABB não poderia fazer diferente, enquanto uma entidade responsável e atenta às necessidades que muitas vezes não são supridas pelo poder público.
Na internet e nas redes sociais têm circulado questionamentos sobre a criação do Instituto Viva Cidadania. Braço social da ANABB que em três anos já beneficiou mais de 50 projetos espalhados por todo o país. Por isso, é bom saber um pouco sobre a história da entidade.
O apoio da Associação a programas sociais começou em 1993 e não parou mais. Naquele ano, a ANABB participou da campanha “Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, estimulando os brasileiros a lutarem contra a pobreza que assolava o país. Nascia então, o primeiro programa social da ANABB, que ficou conhecido como Brasil Sem Fome. Mas o projeto cresceu e alçou novos voos. Ampliaram-se as áreas de atuação e, em 2007, transformou-se em ANABB Cidadania.
E não parou por aí. Para que o incentivo às ações sociais tivesse maior capilaridade e que os recursos fossem administrados de forma independente, em 4 de setembro de 2013, foi criada a Associação Brasileira para o Exercício da Plena Cidadania, o Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), entidade que tem a ANABB como instituidora e mantenedora.
O processo de constituição do VIVA CIDADANIA foi amplamente divulgado pela ANABB. A Assembleia de criação reuniu 100 pessoas de diversas áreas de atuação, que abraçaram a causa e tornaram-se sócios-fundadores do Instituto.
E todo o trabalho para a gestão do VIVA CIDADANIA é feito de forma voluntária. Tanto os integrantes da Diretoria Executiva quanto dos Conselhos Deliberativo e Fiscal não são remunerados pela ocupação dos cargos.
O Instituto é formado por três programas e recebem doações diversas. O programa Liberdade Responsável, destinado à ressocialização de pessoas que cumprem penas ou medidas socioeducativas, executa projetos com recursos recebidos, exclusivamente, do associado da ANABB Oswaldo Roberto Guilherme Gebler. Os outros dois programas – chamados Especial, voltado para a melhoria da vida de pessoas com algum tipo de deficiência, e Livre, reservado para projetos não previstos nos dois outros programas mencionados – recebem recursos de doações de associados ou não da ANABB e da própria entidade. A ANABB, por ser instituidora e mantenedora do IVC, contribuiu com 1% das mensalidades dos associados para o Instituto.
É em nome de todos os associados que acreditam no trabalho da Instituição, que a ANABB, por meio do Instituto VIVA CIDADANIA, tem o prazer de incentivar projetos que resgatam a dignidade de centenas de brasileiros.
Veja alguns dos projetos apoiados pelo IVC:
Programa Especial
Projeto: Leitura em casa: Um caminho para estreitar as relações interpessoais
Local: Campina Grande (PB)
Entidade: Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Campina Grande (APAECG)
Objetivo: Implementar o programa Leitura em Casa e o subprograma Formação Leitora. Instituir ensino estratégico para compreensão e posicionamento leitor com os 180 alunos da escola da APAECG a partir de 2016 e suas famílias, com total de 381 pessoas atendidas.
Programa Livre
Projeto: Sementes no Campo
Local: Carmo da Mata (MG)
Entidade: Instituto de Cultura e Arte Fazer (Icafe)
Objetivo: Promover a 80 crianças e jovens com até 25 anos o acesso imediato a cultura e artes, assim como potencializar as relações sociais e de economia da região. O projeto tem como ferramenta de integração oficinas de capacitação multidisciplinar com participação de toda a comunidade, o que desenvolve o contato e o apreço pelas artes em suas várias formas, como teatro, música e dança.
Programa Liberdade Responsável
Projeto: Formação Profissional e Cidadania
Local: Sapucaia do Sul (RS)
Entidade: Comitê da Cidadania de Sapucaia do Sul
Objetivo: Oferecer cursos profissionalizantes de padaria, confeitaria, serralheria, caldeiraria, informática, entre outros. Preparar para o mercado de trabalho 120 adolescentes e jovens em situação de risco social e os reintegrá-los à sociedade, contribuindo para o exercício da cidadania e o resgate da autoestima.
SAIBA MAIS
Confira outros projetos apoiados pelo Instituto VIVA CIDADANIA em 2016, na matéria PALMAS PARA CIDADANIA do jornal Ação 240.
Para saber mais sobre o Instituto Viva Cidadania, acesse: www.vivacidadania.org.br