Os cursos oferecidos pelo Comitê recebem apoio financeiro do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), por meio do programa Liberdade Responsável
O Comitê da Cidadania de Sapucaia do Sul/RS realizou na última sexta-feira (16/12), a formatura de 89 jovens carentes, de 14 a 24 anos, que fizeram os cursos profissionalizantes de caldeiraria, serralheria e padaria e confeitaria. Os cursos oferecidos pelo Comitê recebem apoio financeiro do Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), por meio do programa Liberdade Responsável.
Durante o curso, que é reconhecido e validado pelo MEC e que teve duração de fevereiro a dezembro de 2016, os jovens também tiveram aula de português e informática.
Estiveram presentes na formatura o presidente do IVC, Douglas Scortegagna; o conselheiro deliberativo do IVC Celson Matte; a diretora regional na ANABB RS-48, Maria Avani Cervo, o coordenador do Conselho de Usuários da Cassi/RS, Ricardo Maeda; a presidente do Comitê de Sapucaia do Sul, Nára Clebia Morais Recktenwald; o vice-presidente do Comitê, Hélio Chenet; além de familiares dos formandos.
O presidente do IVC manifestou enorme prazer e emoção em participar da formatura dos jovens. “O projeto apoiado pelo Instituto VIVA CIDADANIA possibilita que os adolescentes da região tenham a esperança de viver dias melhores, pois lhes cria oportunidades que lhe proporcionarão uma vida mais digna".
O conselheiro deliberativo do IVC Celson Matte também reforçou que o projeto apoiado pelo Instituto “pode mudar o destino e o futuro dos adolescente e jovens”.
Ricardo Maeda, por sua vez, destacou que muitas vezes fazemos trabalho voluntário para ajudar as crianças e os idosos, mas esquecemos que os adolescentes são um público que merecem nossa atenção. “O evento ajudou a pensar em como a Cassi pode estar mais próxima desse público”.
Para a presidente do Comitê de Sapucaia do Sul, “sem o apoio do IVC não seria possível continuar o projeto. O mais importante é que, além de abrir espaço no mercado de trabalho, também ensinamos cidadania, orientamos os jovens a alçar voos”, disse Nára.