× Modal
< Voltar


Previ

Fique atento: parâmetros de consignação de débitos em folha de pagamentos foram alterados

Devido a essas mudanças, o contracheque de dezembro deve ser analisado cuidadosamente para verificar se não falta nenhum débito de consignação


Em 14.12.2016 às 16:08 Compartilhe:

Os aposentados e pensionistas devem estar de olho nas mudanças que aconteceram nos parâmetros de consignação de débitos de entidades em folha de pagamentos. É preciso que todos fiquem atentos a essa limitação de descontos para que não percam a cobertura de seguros, por exemplo, em decorrência do não processamento do débito por não existir margem.

Devido a essas mudanças, o contracheque de dezembro deve ser analisado cuidadosamente para verificar se não falta nenhum débito de consignação. Da mesma forma, o espelho do benefício da Caixa de Previdência do mês de janeiro deve ser verificado no Autoatendimento do portal Previ ou nos terminais do BB. 

Segundo informações da Previ, os contracheques de aposentados e pensionistas passarão a trazer também as informações sobre as margens consignáveis de 30% e 40%. Esses percentuais mostrarão o que pode, dos rendimentos disponíveis, ser comprometido com descontos, conforme abaixo:

30%: descontos financeiros e obrigatórios como Cassi, Previ, Imposto de Renda, Financiamento Imobiliário, Empréstimos e Seguros

40%: (10% adicionais): descontos facultativos ou voluntários, tais como mensalidades de Entidades e Associações, coparticipação Cassi, Cartão de Crédito e outros.

Os associados devem procurar diretamente as entidades administradoras para verificar como pagar os débitos que não forem processados na folha de pagamentos. 

Vale destacar que será considerado um período de transição para que o participante providencie a migração desses pagamentos de empréstimos e seguros para outros canais. 

Nesse período, somente aposentados e pensionistas que já tiverem contratado empréstimos e seguros poderão ter o débito no contracheque. O limite para desconto de seguros será de 36 meses e, para os empréstimos já contratados, será o vencimento da última parcela do contrato vigente, com impossibilidade de renovação dos empréstimos contratados juntos às entidades. 

Os débitos referentes a mensalidades das Entidades e Associações, por serem valores menores, continuarão a ser feitos na FOPAG da Previ, desde que haja margem disponível, dentro do limite de 40%.

Maiores esclarecimentos podem ser obtidos pela Central de Atendimento da ANABB 0800 727 9669.

Fonte: Previ, com alterações da ANABB