× Modal
< Voltar


Observatórios Sociais

ANABB prestigia assinatura de acordo de cooperação entre OSB e Conselhos Federais

O OS é um espaço democrático e apartidário, que reúne o maior número de entidades representativas da sociedade civil em sua estrutura


Em 26.10.2016 às 13:10 Compartilhe:

O presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, e o vice-presidente de Relações Institucionais, João Botelho, estiveram presentes na quarta-feira (19/10), na sede da OAB-DF, na solenidade de assinatura de acordo de cooperação entre o Observatório Social do Brasil (OSB), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O acordo visa o acompanhamento técnico e realização de ações conjuntas nas áreas de transparência e eficiência da gestão pública, ética e integridade nas relações entre o público e o privado, controle social e prevenção à corrupção.

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, destacou que “numa avaliação objetiva, é nosso dever, enquanto entidade, firmar acordos de cooperação para fomentar os observatórios sociais em todos os estados. A sociedade civil tem que ter um compromisso fechado com o Brasil por meio do controle social”.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, disse que a cooperação entre as entidades pode ajudar a rede de Observatórios Sociais a alcançar a meta de estar presente em mais de 300 municípios, em pouco tempo – hoje são 120.

O presidente do OSB, Ney Ribas, agradeceu aos parceiros e fez referência aos mais de 3 mil voluntários da rede em todo o país. Ele prestou homenagem a todos que têm apoiado a rede e citou, em especial, o fundador e primeiro presidente do OSB, Eduardo Araújo, presente à cerimônia. Ney também falou sobre a importância do apoio financeiro da ANABB para a manutenção dos observatórios sociais.

ANABB auxilia Observatório

O OS é um espaço democrático e apartidário, que reúne o maior número de entidades representativas da sociedade civil em sua estrutura. A entidade, que conta com o trabalho de muitos voluntários, tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão pública, atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. A Rede de Observatórios Sociais do Brasil está presente em 105 cidades, de 19 estados brasileiros. Com o trabalho dos OS, já foram economizados mais de R$ 1 bilhão para os cofres municipais. A ANABB auxilia financeiramente para manutenção dos OS de Campo Grande (MS), Santo Antonio de Jesus (BA), Campos Gerais – Ponta Grossa (PR), Pelotas e Erechim (RS).

Fonte: Agência ANABB, com informações do OS de Brasília