× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB se manifesta sobre matéria divulgada no Jornal Nacional

A representatividade da ANABB é fruto de um trabalho de transparência, seriedade e compromisso


Em 16.09.2016 às 11:09 Compartilhe:

O Jornal Nacional, da TV Globo, divulgou nesta quinta-feira, 1º de setembro, reportagem intitulada  “MP entra com ação contra entidades que enganam aposentados”, mostrando casos de associações que lesam cidadãos. A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, ANABB, considerada a maior associação de funcionários de uma mesma classe de trabalhadores da América Latina, com 30 anos de existência, reforça a importância da matéria, mas ratifica a existência de muitas entidades de classe que lutam em defesa dos direitos dos seus associados. Com a reportagem, a emissora passou a ideia de que todas as associações “enganam aposentados”.

Com uma trajetória de vitórias a favor dos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil, a ANABB possui uma história marcada por lutas no Congresso Nacional, na justiça e até contra o próprio Banco do Brasil para reparar injustiças cometidas contra mais de 100 mil associados. 
Em relação às ações judiciais, que é um dos pontos abordados na matéria, a ANABB esclarece que mais de R$ 2 bilhões já foram liquidados e repassados aos associados em virtude das ações judiciais. Entre janeiro e julho de 2016, por exemplo, mais de 1.200 associados receberam montante superior a R$ 31 milhões, graças ao trabalho de Assessoria Jurídica oferecido pela Associação em temas relacionados a FGTS, imposto de renda, expurgos de poupança, entre muitos outros. Os atrasos no pagamento das ações se referem à demora da própria Justiça em julgar os méritos. No que depende da ANABB e dos advogados próprios e contratados, há o contínuo acompanhamento das ações junto aos tribunais, com profissionalismo e esforço, para acelerar os processos e contribuir com a mais rápida liquidação.

Para alcançar êxito nas ações, a ANABB realiza, continuamente, estudos para analisar a viabilidade de determinadas causas e consulta os mais renomados juristas brasileiros para que avaliem se determinado processo possui viabilidade e pode ser favorável aos associados. A Associação somente patrocina ações judiciais com chances efetivas de êxito. Não nos aventuramos no Judiciário, nem colocamos em risco a imagem institucional e os direitos dos associados com uma tese mal formulada e frágil. A intenção é não vender ilusões aos associados e depois frustrá-los com sentenças desfavoráveis. Claro que sempre existe o risco de perda de uma ação, ainda que ela tenha sido impetrada com base em estudos que apontavam grande chance de vitória. Mas é preciso que a probabilidade de vitória seja robusta para a ANABB ingressar com nova ação.

A representatividade da ANABB é fruto de um trabalho de transparência, seriedade e compromisso.

Gostaríamos de ressaltar que a ANABB rotineiramente divulga em seus veículos de comunicação alertas para que os associados não caiam em golpes que comunicam ganhos de causa processual e pagamento de custas judiciais para o recebimento de certas quantias.

Ao longo dessa narrativa, queremos demonstrar a importância de se integrar a uma entidade que tem representatividade e luta por direitos. Além de sanar danos em variadas esferas jurídicas, a defesa dos associados contribui para a valorização da dignidade humana e para o pleno exercício da cidadania.

Para acessar a matéria, clique aqui

 

Fonte: Agência ANABB