× Modal
< Voltar


Resumo da semana

Resumo da semana: volta a cair ministro

Semana marcada pela queda de mais um ministro do Governo Dilma, o quinto no total e o quarto por denúncia de corrupção


Em 16.09.2011 às 00:00 Compartilhe:

Após uma semana politicamente esvaziada, por força do feriado de 7 de setembro, e antecedendo outra muito movimentada, a julgar pelas matérias pautadas para votação no Congresso,  esta foi uma semana marcada pela queda de mais um ministro do Governo Dilma, o quinto no total e o quarto por denúncia de corrupção ou suspeita de desvio de recursos públicos.

 

Além das denúncias que levaram à queda do ministro do Turismo, deputado Pedro Novais (PDMB/MA), que foi substituído por Gastão Vieira, outro maranhense do grupo político do senador José Sarney, a semana também teve como destaque o anúncio do nome do senador José Pimentel (PT/CE) como o novo líder do Governo no Congresso Nacional.

A Câmara, depois de semanas em obstrução, voltou a deliberar e aprovou três medidas provisórias, nenhuma de grande relevância, mas liberou a pauta para a votação de temas polêmicos, que serão pautados para a semana de 19 a 23 de setembro.

Entre os temas que prometem grandes debates na próxima semana, vale destacar a disputa entre deputados pela vaga do Tribunal de Contas da União, a votação da regulamentação da emenda 29, que aumenta a despesa com saúde pública, e a Comissão da Verdade, destinada a investigar os crimes cometidos durante o regime militar entre 1964 e 1984.

Finalmente, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, compareceu à Comissão Mista de Orçamento para apresentar o Plano Plurianual (PPA) e o Projeto de Lei Orçamentária para 2012, PLOA. Veja a apresentação:

http://www.diap.org.br/images/stories/ppa_ploa_ministra_miriam_belchior.pdf

Fonte: Agência ANABB