× Modal
< Voltar


Previ

ANABB e entidades conseguem postergar a votação do PLP 268/2016

Veja a carta que as entidades entregaram aos parlamentares


Em 14.06.2016 às 00:00 Compartilhe:

 

Nesta terça-feira, 14 de junho, dirigentes da ANABB, FAABB e AAFBB, entre outras entidades, continuaram em mobilização na Câmara dos Deputados para convencer parlamentares e líderes de partidos quanto aos problemas que podem surgir com a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 268/2016. A ANABB foi representada pelo presidente Reinaldo Fujimoto, pelo vice-presidente Administrativo e Financeiro, José Branisso, e pelo vice-presidente de Relações Institucionais, João Botelho. A FAABB foi representada pela presidente Isa Musa e a AAFBB, por sua presidente Célia Larichia. O projeto propõe alterações na governança dos fundos de pensão, representando grave retrocesso no que já foi conquistado nos últimos anos relativamente à gestão da Previ.

 

Os dirigentes das entidades foram recebidos pelo deputado federal Sergio Souza (PMDB/PR), que foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos fundos de pensão. Na ocasião, entregaram um manifesto em que apresentam posicionamento sobre o PLP nº 268/2016 e argumentaram sobre a necessidade do projeto de lei ser debatido, mediante audiências públicas e apresentação de emendas, ouvindo as entidades que representam os participantes de fundos de pensão.  O parlamentar foi receptivo, demonstrou apoio à causa dos dirigentes e enfatizou que “tem feito trabalho com os demais deputados, pois esta é a oportunidade de propor alterações, fazendo com que o projeto retorne para votação no Senado”.

Como forma de apoio, o deputado Sérgio Souza, atendendo a proposta da ANABB, intermediou um encontro entre os dirigentes das entidades, os líderes dos partidos da base aliada e o ministro da Secretaria do Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), que aconteceu no gabinete da liderança do governo. Nessa reunião, participaram os presidentes da ANABB e da ANAPAR e o diretor jurídico da ABRAPP que expuseram prioridades e encaminhamentos sobre o PLP nº 268/2016, previsto para entrar em votação nesta terça-feira. Segundo a assessoria do deputado André Moura (PSC/SE), líder do governo, essas entidades conseguiram um feito inédito: participar de uma reunião com todos os líderes do governo juntamente com o ministro Geddel para defender uma causa.
 
De acordo com o presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, o espaço aberto pelo deputado Sérgio Souza foi muito importante. “Conseguimos defender a forma de governança da Previ com a manutenção da paridade. Estamos lutando para que o assunto seja aprofundado, envolvendo todas as entidades de fundos de pensão e melhorando a governança dos fundos”, destacou Fuji.

A mobilização com os parlamentares continuou e os dirigentes das entidades foram recebidos pelo deputado Marcos Pestana (PSDB / MG), relator do PLP nº 268/2016. Na reunião, o deputado mineiro informou que o governo estava inflexível em seu posicionamento para aprovar o projeto sem alterações na sessão plenária desta terça-feira.  Porém, ao longo da reunião, o deputado se mostrou sensível aos argumentos das entidades, que passaram o dia em mobilização na Câmara dos Deputados para postergar a aprovação do PLP 268/2016.

Graças a mobilização das entidades e ao apoio dos parlamentares, foi feito um acordo entre os líderes do governo e o relator da matéria para que o projeto entre em pauta na sessão da próxima segunda-feira, 20 de junho.  A ANABB acredita que essa é mais uma vitória e que os associados devem continuar a mobilização junto aos deputados federais em seus estados.

Clique aqui e veja a carta que a ANABB, FAABB e AAFBB entregaram em todos os gabinetes dos parlamentares 




 

Atuação nos estados
A ANABB encaminhou e-mail aos associados pedindo que participassem da mobilização contra o PLP nº 268/2016. Os associados ouviram o chamado da entidade e estão se mobilizando.  A ANABB recebeu a informação de que no município gaúcho de Campo Bom, alguns colegas visitaram o deputado Renato Molling (PP/RS).

 

A ANABB continuará divulgando a repercussão da mobilização nos estados.




 

LEIA MAIS: 

A votação do PLP nº 268 ficou para a próxima segunda

 

PLP nº 268/2016: mobilização continua no Congresso Nacional  

PLP nº 268/2016: envie e-mail para o deputado do seu estado

PLP dos fundos de pensão será votado na próxima semana

Reunião Governo acelera tramitação de projeto de lei dos fundos de pensão  

Reunião entre ANABB e deputada federal discute PLP dos fundos de pensão

Fonte: Agência ANABB