× Modal
< Voltar


Instituto VIVA CIDADANIA

Instituto VIVA CIDADANIA homenageia jovens da Estrutural

Os jovens ganharam bolsa de estudo em música clássica na Orquestra da Accademia Nazionale Di Santa Cecília, em Roma


Em 01.06.2016 às 00:00 Compartilhe:


Atualizada em 2/6/16 às 17h30

Dois jovens músicos da Orquestra Reciclando Sons foram homenageados pelo Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), nesta quinta-feira, 2/6, na sede da ANABB, em Brasília. Damon Eric Pacheco e Arthur Douglas dos Anjos ganharam bolsa de estudo em música clássica na Orquestra da Accademia Nazionale Di Santa Cecília, em Roma, na Itália, uma das mais antigas e importantes instituições do mundo, fundada em 1585.

O Instituto VIVA CIDADANIA é um dos principais apoiadores do projeto realizado pelo Instituto Reciclando Sons (IRS), na Cidade Estrutural, em Brasília.

Participaram do evento: os membros da Diretoria do Instituto VIVA CIDADANIA, Douglas Scortegagna, Graça Machado e Reinaldo Fujimoto, e da diretoria da ANABB; o presidente do Conselho Fiscal do Instituto, Claudio Barbirato; o ministro conselheiro da Embaixada da Itália, Fillippo La Rosa; o diretor da diretoria de relações com funcionários e entidades patrocinadas do Banco do Brasil, Carlos Célio de Andrade Santos; diretor da diretoria de gestão de pessoas do Banco do Brasil, José Caetano de Andrade Minchillo; o juiz da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do DF, Gilmar Tadeu Soriano; o deputado federal, Pompeu de Matos; além de representantes de entidades como Instituto Cooperforte, AFABB, AAFBB, Fenabb, Barcorbrás, Instituto Bancorbrás, Fundação Banco do Brasil, entre outros.

Arthur, de 23 anos, e Damon, de 19 anos, participarão de um intercâmbio, previsto para outubro e novembro do corrente ano, quando terão aulas individuais e assistirão aos concertos da orquestra sinfônica da Accademia. O objetivo é que os músicos, que começaram como alunos e hoje são educadores no Reciclando Sons, apliquem o conhecimento adquirido no curso nas aulas do IRS na Estrutural.

O presidente do IVC, Douglas Scortegagna, que também é vice-presidente de Comunicação da ANABB, disse que “é com grande alegria que recebemos essa notícia e ressaltamos que esse fato representa um grande incentivo para todos os alunos carentes, que vivem em situação de grave risco social, como é o caso desses jovens do Instituto Reciclando Sons”.

O Instituto Reciclando Sons atua na comunidade carente do Distrito Federal e já atendeu mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, assegurando a construção de um espaço de convivência saudável, cooperando para formação e participação cidadã. Os alunos fazem parte do projeto Arte do Protagonismo que, em convênio com o Instituto VIVA CIDADANIA, contribui para a formação de educadores e empreendedores sociais em música.

O Instituto Reciclando Sons é coordenado pela pedagoga e maestrina Rejane Pacheco e os alunos que participam do projeto saem com certificados e preparados para se inscrever na Ordem dos Músicos de Brasília e atuar profissionalmente. O modelo adotado envolve a comunidade local, forma músicos e professores em dois anos de estudo, além de gerar renda e prevenir o envolvimento dos alunos em crimes.

Os estudantes do IRS foram indicados para receber as duas bolsas de estudo pela Fundação Banco do Brasil, em consequência do histórico de atividades e por terem sido certificados e vencedores do Prêmio FBB de Tecnologia Social em 2013. O BB/Mapfre foi parceiro durante a turnê da Orquestra da Academia de Santa Cecília ao Brasil. Em contrapartida, a Academia ofereceu as duas bolsas de estudo.

A proposta de oferecer formação musical para crianças, jovens e adolescentes carentes chamou a atenção do Instituto VIVA CIDADANIA, que desde sua criação, decidiu apoiar a iniciativa. O IVC sente-se honrado em contribuir para a melhoria do futuro dos jovens carentes brasilienses e de todo o país.

O assunto foi matéria de capa do jornal Correio Brasiliense. Confira a matéria Da Estrutural para Roma publicada naquele jornal.

















Leia Mais:

Reunião entre a ANABB e deputada federal discute PLP dos fundos de pensão

Fonte: Agência ANABB