× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Entidades lançam Frente pelo Controle e Contra a Corrupção

Iniciativa busca o fortalecimento dos órgãos de controle e o incentivo ao controle social


Em 09.05.2016 às 00:00 Compartilhe:


Servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e representantes de diversas entidades da sociedade civil lançaram na última quinta-feira (5/5), em ato público, em Brasília, a Frente pelo Controle e Contra a Corrupção. O evento também contou com a participação de parlamentares, dirigentes do CGU, dentre outras autoridades.

A Frente tem como objetivos o fortalecimento institucional dos órgãos de controle e o incentivo a mecanismos de controle social.

Entre as preocupações da Frente estão as dificuldades enfrentadas pelos órgãos de controle do Poder Executivo para cumprir sua missão institucional de fiscalizar o uso de recursos públicos e contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública. Os participantes da Frente lembram que, no fim do ano passado, a Controladoria-Geral da União (CGU) quase perdeu a condição de ministério, para ser absorvida por outros órgãos. Para evitar retrocessos como esse, que representam o enfraquecimento do combate à corrupção e da luta pela transparência, está na ordem do dia no Senado Federal a PEC 45/2009, que torna permanentes os órgãos de controle interno como a CGU.

Os três eixos da Frente pelo Controle e Contra a Corrupção são: prevenção e combate à corrupção; apoio a uma gestão pública eficaz, eficiente e efetiva; e aprofundamento da democracia.

Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho da Frente.

Fonte: Agência ANABB